Principal Gastronomia #DicadaHero: conheça mais sobre a fermentação natural
#DicadaHero: conheça mais sobre a fermentação natural

#DicadaHero: conheça mais sobre a fermentação natural

0
0

Nesta sexta-feira (26), a Hero ensina como ocorre a fermentação natural, dá dicas de como fazê-la, além de pontuar os principais benefícios. “Um pão com esse fermento leva mais tempo para ser feito, possui um aspecto rústico, uma casca crocante, um miolo cheio de alvéolos irregulares e um sabor levemente azedo e incomparável”, afirma.

No primeiro dia, misture um pouco de farinha e água para fazer uma bolinha do tamanho de uma bolinha de gude. Em seguida, coloque a bolinha em um pote de vidro com água limpa. Depois, tampe o pote, guarde-o fora da geladeira. Deixe a bolinha na água até o dia seguinte

Durante os próximos cinco dias, repita o seguinte ritual: ponha um pouco de farinha num prato, pesque a bolinha da água e role na farinha. Modele. Troque a água do copo, ponha a bolinha, tampe o pote e deixe até o dia seguinte. Se ela se desfizer um pouco, recolha as partes, junte, reforce a farinha. Não jogue fora.

Hora de transformar a bolinha em massa. Ponha numa vasilha de vidro 80 ml de água (parte da água do pote e parte de água limpa), 100g de farinha de trigo branca sem fermento e a bolinha. Misture. Tampe e deixe até o dia seguinte, fora da geladeira reforme novamente o fermento, com as mesmas quantidades.

Ponha o fermento numa vasilha, misture 80 ml de água limpa e 100g de farinha. Mexa com uma colher, tampe e espere até o dia seguinte, quando o levain estará pronto para ser usado.

Benefícios do pão com fermentação natural
O sabor é incomparável ao do pão tradicional e possui um índice glicêmico mais baixo do que outros pães, sua digestão é mais fácil, até mesmo para aqueles que são sensíveis ao glúten, devido a sua fermentação mais lenta pode ser armazenado por mais tempo, pois o ácido acético que inibe o crescimento de bolor é produzido na fabricação de fermento, aumenta o teor de bactérias benéficas no intestino. Além disso, possui uma série de nutrientes devido a complexidade de sua composição.