Principal Gastronomia #DicadaHero: aproveite a quarentena para experimentar um pãozinho saboroso e fácil de cozinhar
#DicadaHero: aproveite a quarentena para experimentar um pãozinho saboroso e fácil de cozinhar

#DicadaHero: aproveite a quarentena para experimentar um pãozinho saboroso e fácil de cozinhar

0
0

E aí, quarentener! Os próximos dias você deve, mais do que nunca, procurar ficar em casa. Que tal aproveitar para cozinhar uma receita da #DicadaHero? Além de economizar, você pode se surpreender com novos dotes culinários. Neste domingo (19), a gastrônoma Micheline Bittencourt compartilha com o Noticom o “pãozinho mil e uma utilidades”. “Dá para comer no churrasco com molho de alho, com aquela maionese divina ou ainda com os recheios que vou passar aqui”, completa.

Ingredientes
400g de farinha
25 g de fermento biológico
250ml de agua morna
Uma colher de cha de sal
Uma colher de chá de açúcar e uma colher de sopa de azeite de oliva

Modo de Preparo
Primeiro você vai pegar as 25 gramas de fermento juntar com 100 gramas de farinha daquelas 400 gramas e os 250ml de água morna – tem que ser morna pra não matar o fermento. Misture tudo até ficar uma massa líquida. Não se preocupe é assim mesmo. Deixe descansar por 15 minutos.

Em seguida, justo o restante dos ingredientes e as 300 gramas de farinha que sobrou. Deixe descansar por uma hora ou uma hora e meia, por conta do frio. A massa vai crescer. Depois disso você vai untar um local com farinha e colocar a massa. Cortar ela em pequenas porções. Em média rende 10 e aí abra elas como mini rodinhas de pizza.

Neste meio tempo, coloque uma frigideira para esquentar em fogo médio. Depois disso vá colocando uma a uma e virando para que doure dos dois lados. “Ela é uma receita neutra que dá para rechear tanto com doce e quanto salgados”, finaliza Hero, que recomenda guardar em pacotinhos ou em uma vasilha fechada, quanto os pães estiverem prontos.

Recheios
Além da receita do “pãozinho mil e uma utilidades”, ela deixou dois recheios para agradar o paladar de todos. “Eu sou fã de pizza portuguesa então é um dos recheios que eu sempre vou indicar. Você vai precisar de cebola, mussarela, presunto e ovos. Esse recheio é bem simples você pega a quantidade dos ingredientes de acordo com a sua fome”, explica.

Salgado
Corte a cebola em pequenos quadradinhos, a mussarela e o presunto você pode cortar em quadradinhos ou tiras – como preferir. Coloque os ovos para cozinhar enquanto corta os ingredientes. Coloque a cebola para dourar, quando ela estiver no ponto, acrescente o presunto. Depois de cozinhar os ovos, pique eles grosseiramente, junte com o queijo, pegue e misture o presunto. Está pronto! Pode por orégano a gosto. “Bom esse recheio combina maravilhosamente bem com um vinho, mais encorpado, como um Malbec ou Merlot”, indica.

Doce
“Eu gosto de chamar ele de dois amores”, inicia. Pegue uma caixinha de leite condensado, uma de creme de leite e chocolate em pó 50% ou se preferir achocolatado. Isso para o recheio preto. Para o branco você vai precisar de leite condensado e creme de leite somente. Junte os ingredientes da parte preta em uma panela em fogo baixo até que desgrude da panela. Separe. Repita o processo com o branco com bastante cuidado pois ele queima muito fácil. Separe ambos até esfriar. Depois é só passar no seu pão e saborear. “Esse recheio eu já indico mais para um café da tarde com a família”.