Principal Últimas Dia D: vacinação e realização de preventivos ocorre neste sábado (17) em Tubarão
Dia D: vacinação e realização de preventivos ocorre neste sábado (17) em Tubarão

Dia D: vacinação e realização de preventivos ocorre neste sábado (17) em Tubarão

0
0

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, das 8 às 17 horas, para a realização de preventivos, com agendamento prévio, e as que possuem sala de vacina, para atualizar as cadernetas de vacinação

Em busca de efetivar e conscientizar a importância da vacina em crianças e adolescentes, assim como, alertar sobre a saúde da mulher, neste fim de semana ocorre em todo o país o Dia D de vacinação. Durante o sábado (17), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Tubarão estarão abertas, das 8 às 17 horas, para a realização de preventivos, com agendamento prévio, e as que possuem sala de vacina, para atualizar as cadernetas de vacinação. 

Até o próximo dia 30 todo o país está em Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e, ao mesmo tempo, Campanha Nacional de Multivacinação para as crianças e adolescentes. Desta forma, as mobilizações pretendem reforçar a importância da saúde imunológica das crianças, através de incentivo a atualização das carteirinhas de vacinação.

Para a campanha da poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de 5 anos e visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no país. Já para a multivacinação, é frisada para todas as crianças e adolescentes que precisem atualizar alguma dose atrasada e não há meta específica. Para se vacinar, os pais devem levar a caderneta de vacinação da criança e estarem utilizando máscara, assim como as crianças, se possível.

Em alusão a essas campanhas, no sábado (17), também acontecerá o dia “D” de mobilização em parceria com o Outubro Rosa. Neste dia, todas as UBS estarão abertas para a realização dos preventivos, esses que são agendados previamente para evitar aglomeração. As interessadas devem procurar as unidades e agendar o exame.

Baixa procura

Com dez dias de campanha, os números de campanha de poliomielite representam apenas 23% do esperado. De mais de 4,7 mil crianças, apenas 1.084 se imunizaram. E para esta, o Ministério de Saúde determina uma meta de 95% na cobertura atingida, o que ainda está muito abaixo. “Temos criança se vacinando, mas são poucas pela mobilização. O que mais está ajudando é que para matrícula e rematrícula, as escolas estão pedindo declaração que a carteira de vacinação das crianças estejam em dia, então tem bastante criança vindo atualizar a carteirinha atrasada. E a gente espera que no sábado, o pessoal aproveite esse dia para colocar as vacinas em dia”, relata a coordenadora da Imunização da Fundação Municipal de Saúde, Juliana Alves.

Para se vacinar, as crianças e adolescentes devem comparecer em uma das unidades com sala de vacina abaixo:

Passagem

Km 60

Fábio Silva

Campestre

Vila Esperança

Sertão dos Corrêa

São Cristóvão

Morro da Caixa

Monte Castelo

Morrotes

Humaitá

Mato Alto

São João

Congonhas

Revoredo

Bom Pastor

Oficinas II

São Martinho I

Policlínica Central 

Com informações do HCNoticias