Principal SAÚDE “Desrotulando”: app revela o que embalagem dos produtos não mostra
“Desrotulando”: app revela o que  embalagem dos produtos não mostra

“Desrotulando”: app revela o que embalagem dos produtos não mostra

0
0

Você sabia que nem sempre o que encontramos na frente da embalagem é verdade? O marketing apelativo de algumas marcas confunde os consumidores, que compram o produto sem saber o que realmente tem ali. Afirmações como “caseiro” e “100% natural” geralmente não são verídicas (como que uma bolacha feita em escala industrial vai ser caseira, né?).

Acaba sendo muito mais eficiente analisar a lista de ingredientes antes da compra. Ela sempre está em ordem decrescente, o que significa que o primeiro ingrediente é o que mais tem no produto, e o último é o que está em menor quantidade. Por exemplo: um achocolatado em pó por aí afirma que tem 33% menos açúcar que a sua fórmula original; e tem mesmo. Mas o primeiro ingrediente da lista continua sendo açúcar.

Depois da lista de ingredientes, vêm as informações para alérgicos e intolerantes. A RDC n°26/2015 da ANVISA discorre sobre a informação de alergênicos e traz uma lista de 18 alimentos potencialmente alergênicos que devem aparecer em negrito e caixa alta no fim da lista.

Alguns produtos têm a lista de ingredientes muito pequena e escondida (tente achar os ingredientes nas embalagens de queijos, por exemplo), o que dificulta a leitura. O aplicativo Destorulando pode ajudar bastante: é só baixar e escanear o código de barras do produto. Ele traz diversas informações verdadeiras, como a lista de ingredientes, a classificação do produto, conforme o nível de processamento e a lista de ingredientes. Está disponível no Google Play, clique aqui e baixe.

Por Laura Volpato
Graduanda de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)