Principal Últimas Defesa Civil faz alerta para frio e muita chuva na Amurel, neste final de semana
Defesa Civil faz alerta para frio e muita chuva na Amurel, neste final de semana

Defesa Civil faz alerta para frio e muita chuva na Amurel, neste final de semana

0
0

Prepare o casaquinho, pois os últimos dias de outono ensaiam a chegada da estação mais fria do ano, que começa na próxima segunda-feira (21). Em Santa Catarina, há alertas para ventos fortes, chuva volumosa e mar agitado ao longo do final de semana. As temperaturas permanecem baixas.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, esta sexta-feira (18) será marcada pelo predomínio de nuvens em todo o Estado, com chuva no decorrer do dia na maioria das regiões.

Entre a tarde e a noite, novas áreas de instabilidade se formam na divisa com o Paraná, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva isoladas.

O dia amanheceu frio em áreas do Planalto Sul, onde as temperaturas mínimas registradas foram próximas aos 0°C. Nas outras regiões ficaram entre 7°C e 12°C. Por conta da nebulosidade, as temperaturas se elevam pouco ao longo da tarde, com máximas de 18°C nas áreas do Oeste e Extremo Oeste.

Risco para deslizamentos e alagamentos

Pancadas de chuva em todo o Estado estão previstas até a madrugada de domingo (20). Nas áreas em laranja do mapa abaixo, os acumulados podem passar dos 100 milímetros.

A chuva intensa em um curto espaço de tempo eleva o risco de ocorrências como alagamentos e deslizamentos, segundo a Defesa Civil. Nas áreas em amarelo e verde, o risco é moderado e baixo, respectivamente.

Veja o mapa:

Por conta do tempo encoberto e chuvoso, as temperaturas no sábado (19) devem variar entre 7°C a 11°C nos Planaltos e Meio Oeste, e entre 12°C e 15°C, nas demais áreas. A tarde, as máximas não passam dos 18°C no Litoral, enquanto nas outras regiões variam de 12°C a 16°C.

Rajadas de vento

As rajadas de vento ao longo de todo o Litoral, entre o sábado e o domingo (20), ocorrem devido à formação de um sistema de baixa pressão nessa área do Estado. Conforme a Defesa Civil, os ventos variam do quadrante Leste para o Sul.

A velocidade do vento pode variar entre 50 km/h a 70 km/h no Litoral. Nas áreas em amarelo do mapa abaixo, o risco é moderado para ocorrências associadas aos ventos fortes.

Confira o mapa:

O mar deve ficar agitado ao longo da noite de sábado e durante todo o domingo. As ondas serão de quadrante Leste, com altura de até 3 metros e, possivelmente, maiores no Litoral Sul. Na Grande Florianópolis, serão observadas ondas de até 2,5 metros.

O risco para ocorrências em virtude do mar agitado é alto no Litoral Sul e moderado na Grande Florianópolis.

Previsão para domingo

No domingo, o sistema de baixa pressão se afasta para o oceano, cessando as rajadas fortes de vento. Contudo, ainda há previsão de chuva para o Litoral do Estado entre a madrugada e a manhã. Nas demais regiões, o tempo ainda permanece nublado e com poucas aberturas de sol.

A manhã de domingo será de temperaturas entre 6°C e 9°C nos Planaltos, Alto Vale do Itajaí e na região Oeste. Nas demais regiões, as temperaturas devem variar entre 11°C e 15°C.

Ao longo da tarde, as máximas não sobem muito, chegando aos 22°C no Litoral Norte e entre 14°C e 20°C, nas outras regiões do Estado.

Com informações do NDMais