Principal Últimas Corpo de Bombeiros de SC tem duas novas raças de cães em treinamento
Corpo de Bombeiros de SC tem duas novas raças de cães em treinamento

Corpo de Bombeiros de SC tem duas novas raças de cães em treinamento

0
0

Após seis gerações de atividades com cães exclusivamente da raça Labrador, a Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) apresenta duas novas raças em treinamento, com dois filhotes de Rastreador Brasileiro e um de Braco Alemão, além de mais um filhote de Labrador.

Os cinotécnicos – bombeiros especialistas na atividade com cães – com mais experiência e que já tiveram um cão da raça Labrador – estão aptos para treinar animais de outras raças, mas que sejam também adequados para o trabalho de buscas e sigam o padrão da atividade. E foi assim que o Poshuk, o Fogo e o Barak surgiram na matilha do CBMSC.

“Hoje o CBMSC atua com cães da raça Labrador que utilizam a técnica de busca chamada de varredura de área, pelo método de venteio, ou seja, o cão procura o odor das vítimas no ar, levantando o focinho, assim como fará o Braco Alemão. Já o Rastreador Brasileiro retomará uma técnica usada na corporação há alguns anos, de treinamento por odor específico, isso quer dizer que o cão sentirá o odor da vítima, por uma peça de roupa ou pertence e buscará o rastro específico, mesmo que tenham outras pessoas por perto, com o focinho voltado para baixo”, exalta o presidente da Coordenadoria de Busca, Resgate e Treinamento com Cães, tenente-coronel Walter Parizotto.