Principal SAÚDE Coronavírus: Procon e Vigilância Sanitária intensificam fiscalização e orientações
Coronavírus: Procon e Vigilância Sanitária intensificam fiscalização e orientações

Coronavírus: Procon e Vigilância Sanitária intensificam fiscalização e orientações

0
0

A preocupação com o novo Coronavírus (COVID-19) levou diversas pessoas aos supermercados e às farmácias, principalmente no início desta semana, quando o governo de Santa Catarina e a Prefeitura de Tubarão anunciaram medidas mais restritivas no combate a infecção viral. Diante da alta procura por alguns produtos como o álcool em gel e as máscaras, o Procon do município intensificou a fiscalização nos estabelecimentos comerciais, visando verificar a pratica de preços abusivos. Os locais que incorrerem em tal conduta, terão o Alvará de Funcionamento cassado, como consta no Artigo 13 do Decreto N° 4.979.

Desde que a operação iniciou nesta segunda-feira (16) foram fiscalizados e notificados oito estabelecimentos comerciais. “Eles devem entregar as notas fiscais de entrada e de saída, aquela de compra e de venda, para verificar se, de fato, houve a pratica abusiva”, explica Angêlo Pulita, coordenador do Procon. É importante que os consumidores que se sintam lesados em alguma situação, denunciem e guardem a nota fiscal para o órgão público dar continuidade nas próximas ações.

A Vigilância Sanitária também está engajada na prevenção da saúde da população. Na tarde desta terça-feira (17), servidores estavam in loco nos supermercados e nos postos de saúde. “Estamos verificando como podemos atuar de forma preventiva, repassando orientações sobre as medidas que precisam ser tomadas por conta da pandemia”, revela a coordenadora da Vigilância Sanitária Fernanda Ribeiro, que reforça a importância da ajuda comunidade neste momento.

Segundo ela, cada morador tubaronense deve evitar sair de casa, realizar as medidas de etiquetas respiratórias e, caso haja necessidade de ir ao supermercado, é recomendado que somente um integrante da família se desloque até o estabelecimento. Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene; a desinfecção de objetos e de superfícies tocados com frequência, como celulares, maçanetas, corrimão, entre outros