Principal Últimas Em Destaque Construção de maior plataforma de vidro do mundo teve participação de empresa tubaronense
Construção de maior plataforma de vidro do mundo teve participação de empresa tubaronense

Construção de maior plataforma de vidro do mundo teve participação de empresa tubaronense

0
0

Acho muito legal quando uma empresa de Tubarão ganha destaque no Brasil. Da mesma forma sinto orgulho quando um tubaronense é conhecido pela excelência do seu trabalho. Vou ser injusto e citar alguns nomes, na certeza que existem outros. A empresa Brasil ao Cubo, o neurocirurgião Marcos Ghizoni, o fotógrafo Davi Nascimento, o influencer Luba, são exemplos. Hoje, recebi uma informação que me deixou muito feliz. A tubaronense Unividros teve participação na construção da maior plataforma de vidro do mundo, a Skyglass, que fica em Canela, no Rio Grande do Sul. Já é uma das maiores atrações turísticas na serra gaúcha.

Poucos sabem, mas toda parte de vidro da Arena Corinthians, também foi executada pela Unividros.

O amigo Ramires Linhares enviou o release abaixo, com as informações completas do empreendimento e ainda traz as palavras do empresário tubaronense, um dos proprietários da Unividros, meu brother Orlando Nascimento.

Esse não me pega. No brinquedo “Abusado”, a pessoa fica suspensa na plataforma e dá uma voltinha de 360º em torno de toda a Skyglass.

A Skyglass é uma estrutura inédita no Brasil. Entre as atrações, estão: a maior plataforma de vidro do mundo e única da América Latina, o brinquedo Abusado, que proporciona um passeio suspenso a 360 metros de altura sobre o nível do Rio Caí e, ainda, o Memorial do Ferro de Passar, com uma coleção inusitada que conta a história desse afazer milenar. O empreendimento foi construído em um ano, teve investimento de mais de R$ 30 milhões e tem foco na preservação do meio ambiente, inclusive com uma moderna estação de tratamento de resíduos líquidos e sólidos, que alcança 98% de pureza da água ao fim do processo.

O empresário catarinense Moacir Luiz Bogo, que já participa de empreendimentos do gênero em Balneário Camboriú e Aparecida do Norte, é um dos diretores do parque inaugurado em dezembro de 2020 em Canela e diz que o local é fruto do sonho de um grupo de empreendedores. “A inspiração vem da própria natureza, abundante no local, e o objetivo é promover o turismo e a contemplação segura e sustentável de um dos locais mais belos da Serra gaúcha”, defende Bogo. A ideia é antiga, tem mais de 15 anos, mas, ganhou corpo em 2018 quando o empresário visitou Abu Dhabi, nos Emirados Árabes e começou a “rascunhar” o projeto.

A plataforma Skyglass é uma estrutura suspensa erguida com mais de 500 toneladas de concreto, aço e vidro, que se estende sobre o Vale da Ferradura, como ponto de observação e lazer para os visitantes. A plataforma tem 68 metros de extensão, sendo 35 metros em balanço, com altura total de 360 metros acima do vale. Construída em aço e vidro e suportada por cabos de aço, permite a observação das belezas naturais locais. A estrutura também serve de sustentação do “Abusado”, equipamento com cadeiras suspensas em monotrilho, pelo qual os visitantes podem acessar o ponto mais alto da estrutura.

Ainda segundo o diretor do empreendimento, exceto os cabos de aço de estaiamento, importados da Suíça, todos os demais produtos e serviços utilizados nos equipamentos do parque são da indústria nacional, especialmente de Santa Catarina.

A empresa catarinense Unividros foi responsável pela produção das peças de vidro que compõem o empreendimento. Nos 90 metros quadrados do piso da passarela foram empregadas 34 peças de um conjunto de vidros multilaminados, que utiliza o vidro extra clear, produzido no Brasil pela CEBRACE, cujas principais características são segurança e transparência. Cada peça tem 4 vidros de 10mm, que são temperados e laminados com Sentryglas, um interlayer ionoplástico produzido pela multinacional Kuraray, que garante total segurança ao conjunto. Cada metro quadrado do piso de vidro tem capacidade para suportar até 500 kg de peso e uma carga de vento de até 220 km/h. Nos guarda-corpos foram utilizadas 42 peças de vidros extra clear – CEBRACE, curvos e retos, temperados, 10mm + 10mm, laminados com Sentryglas. São 11 toneladas somente de vidros aplicados na estrutura.

Para Orlando Nascimento, diretor da UNIVIDROS, participar do projeto foi uma satisfação e reafirma a vocação da empresa, especializada em vidros especiais. “Aceitamos o desafio de produzir os vidros para esse mega empreendimento, cumprindo todos os objetivos propostos, garantindo beleza, segurança e praticidade a Skyglass, que já é um dos principais pontos turísticos do Sul do Brasil”, defende Orlando.

A Skyglass tem capacidade de receber 500 mil visitantes por ano. O parque funciona diariamente e, além das atrações da plataforma, os visitantes podem contar com praça de alimentação e lojas. O funcionamento é das 9h às 17h30min.