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Como começar o ano com o pé direito e hábitos alimentares mais saudáveis

Como começar o ano com o pé direito e hábitos alimentares mais saudáveis

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Quando começa um novo ano, temos a chance de fazer 365 dias diferentes. Pensando na nossa saúde, este é um ótimo momento para colocarmos ela em primeiro lugar e assim termos hábitos mais saudáveis, não é mesmo? Isto vale para o planejamento de uma reeducação alimentar, melhorar a alimentação da família, dos filhos e/ou começar a se exercitar.

Então que tal começar traçando algumas metas, pois descrevendo-as de forma mais específica, haverá mais chances de você pensar em como atingi-las e botar o que planejou em ação. É recomendável começar pensando em metas mais realistas para sua vida. Lembre-se que antes de qualquer mudança, é preciso saber onde e em quanto tempo você deseja chegar, assim evitará frustrações.

Seguir uma rotina de alimentação balanceada, reservar um tempo para preparar seus alimentos, planejar quem fará as comidinhas, quem lavará a louça, como organizar o tempo e tarefas de cada membro da família, e até mesmo otimizar tempo e fazer marmitinhas para a semana, são atitudes que ajudarão você não só a organizar a sua dieta e tarefas, como também a ter mais determinação e sucesso nos seus objetivos.

É muito importante que você encontre alternativas, criando caminhos viáveis e facilitadores para si. Assim, dará conta de persistir e manter uma alimentação e vida mais saudável.

Dicas importantes:

– Esteja atento a você e suas ações, são elas que te levarão ao sucesso.

– Comece perguntando a si mesmo o que deseja conquistar tendo esses novos hábitos alimentares individuais ou da sua família como um todo.

– Pense no que há de positivo em buscar a reeducação alimentar e não no que te incomoda hoje.

– Pergunte-se: O que você terá de mudar na sua rotina atual?

– Reflita o quanto está disposto a fazer esta mudança.

– Quem ou quais são os motivadores ou sabotadores da sua dieta? Isso vale para pessoas, ambiente, momento, etc. Ter isso em mente pode te ajudar a planejar como lidar com essas situações.

– Pequenas metas podem ajudar você a se manter firme na reeducação alimentar. Estas metas podem ser semanais ou mensais.

– Ter uma meta, próxima do peso atual, ou pequenas mudanças na rotina da alimentação familiar, tornam a reeducação alimentar mais agradável e motivadora.

– Mexa-se. Procure uma atividade física que você goste.

– Torne a sua rotina saudável! Exceções farão parte, mas a regra será se alimentar de forma balanceada, natural e variada.

– Descanse e divirta-se.

– Beba água. São necessários pelo menos 2 litros de água diariamente. Em caso de gestantes e lactantes, o valor diário atinge quase 4 litros.

– Respire, relaxe e medite.

– Seja feliz!

– E não menos importante: Torne-se responsável pela sua saúde, seu trabalho, sua vida em família independente dos acontecimentos externos, reconheça que os resultados são determinados por suas ações e isto fará toda a diferença.

Com informações do NSCTotal – Texto/Coluna por: Carol Bandeira