Principal Últimas Com estoque baixo, Banco de Leite de Criciúma busca doadoras no Sul de SC
Com estoque baixo, Banco de Leite de Criciúma busca doadoras no Sul de SC

Com estoque baixo, Banco de Leite de Criciúma busca doadoras no Sul de SC

0
0

O Banco de Leite Dr. Dino Gorini de Criciúma está com estoque baixo e necessita de novas doadoras. Localizado no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), atualmente o banco conta com 44 litros de leite materno e 30 doadoras ativas.

“Estamos com estoques baixos. Precisamos de mais doadoras. Um estoque ideal seria acima de 70 litros de leite materno devido ao grande fluxo de bebês”, ressalta a nutricionista e coordenadora do Banco De Leite, Tamilis Borges.

Para se tornar doadoras, o banco inicialmente pega os dados das doadoras, moradia e faz a coleta do sangue para analisar se é possível ser feita a doação.

“A doadora precisa estar saudável sem nenhum tipo de doença ou em tratamento. Precisa ter sorologias adequadas para doação, também. Não pode fumar, beber ou usar medicação que interfira no processo de amamentação. Inicialmente pegamos todos os dados pessoais e de moradia e coletamos sangue no qual analisamos nove sorologias”, explica Tamilis.

Doação é coletada em toda a região

As doadoras podem ser de toda a Região Carbonífera, não tendo que necessariamente de Criciúma. O banco conta com o auxílio das secretarias de saúde dos municípios.

“A coleta dentro de Criciúma é feita pelo nosso motoboy e nos municípios vizinhos o carro da Secretaria dos municípios nos dão apoio”, destaca a coordenador.

Quem quiser doar pode entrar em contato com o Banco de Leite ligando para o hospital no telefone: 3445-8780, através do whatsapp: (48) 93300-4083 ou através do instagram: @bancodeleitecriciuma.

“A doadora estando apta, entregamos os frascos estéril para a mãe coletar o leite em casa e ir congelando um em cima do outro até preencher o frasco. Dentro de 15 dias coletamos o leite na casa da mãe e entregamos os frascos vazios para próxima coleta”, ressalta Tamilis.

Com informações do site ND Mais