Principal Últimas Em Destaque Com chegada de novas doses, veja como fica a vacinação nos municípios do Sul de SC
Com chegada de novas doses, veja como fica a vacinação nos municípios do Sul de SC

Com chegada de novas doses, veja como fica a vacinação nos municípios do Sul de SC

0
0

Com a chegada de novas doses, municípios do Sul de Santa Catarina divulgaram como irá ocorrer a vacinação contra a Covid-19. Em Criciúma a imunização com primeira dose de pessoas com 32 anos ou mais será retomada. Em Içara, também, será reiniciada a aplicação da primeira dose por faixa etária para pessoas com 35 anos ou mais.

Já a Prefeitura de Tubarão, anunciou que irá vacinar pessoas com 28 anos ou mais neste sábado (31). Somente nesta quarta-feira (28) foram vacinadas mais de duas mil pessoas no município.

Criciúma retoma aplicação da primeira dose

Com a chegada de 2.756 doses da vacina nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Saúde de Criciúma irá reiniciar a aplicação da primeira dose nesta quinta-feira (29). Com o novo lote, o Município vai manter a vacinação de pessoas acima de 32 anos, já que existem ainda cerca de 2,4 mil pessoas da faixa etária 32-34 anos, que ainda não se imunizaram.

As doses serão aplicadas em todas as 46 salas de vacinação, a partir desta quinta-feira (29), das 8h às 17h. Grupos prioritários previstos no PNI, incluindo trabalhadores da indústria acima 30 anos, também podem procurar as UBSs para vacinação.

A aplicação da 2ª dose segue o cronograma conforme marca de vacina. Sendo que as pessoas que fizeram a primeira dose da AstraZeneca até 20 de maio, se vacinam nesta quinta-feira (29).

Para serem imunizados, todos devem estar previamente cadastrados no portal Minha Vacina e levar a carteira de saúde comprovando a primeira dose.

Mais de duas mil doses aplicadas em um dia em Tubarão

Em Tubarão, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) imunizou contra a Covid-19, nesta quarta-feira (28), mais dois públicos no estacionamento do Farol Shopping. No total, foram vacinadas 2.154 pessoas.

Receberam a primeira dose 561 pessoas, com 31 anos ou mais, e 1.593 pessoas que receberam a segunda dose da vacina. Além do público que foi de carro no drive-thru, centenas de pessoas preferiram ir a pé, mas a espera na fila não durou mais que 10 ou 15 minutos.

Vacinação com 28 anos no sábado (21) em Tubarão

Além disso, a FMS anunciou que pessoas com 28 anos ou mais poderão ser vacinadas contra a Covid-19 neste sábado (31). A primeira dose será aplicada no estacionamento do Farol Shopping em sistema de Drive Thru. A previsão é que 3,5 mil pessoas sejam imunizadas.

Para quem for de carro o horário é das 9 às 14 horas. Quem preferir ir a pé a vacinação será entre as 11 e 14 horas. Quem for se vacinar deve apresentar o Cartão Nacional do SUS, documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Içara amplia faixa etária de vacinação

Em Içara, com a nova remessa de doses da vacina contra a covid-19, será ampliada a faixa etária de vacinação para pessoas com 35 anos ou mais. A vacinação irá ocorrer em apenas quatro Unidades Básicas de Saúde, mas irá valer para toda população.

Quem for receber a vacina terá que se deslocar até as Unidades de Saúde dos bairros Cristo Rei, Elizabete, Vila Nova e Primeiro de Maio nesta sexta-feira (30), das 16h às 20h.

A população vai receber a vacina por livre demanda, ou seja, enquanto houver doses disponíveis. Para receber a vacina é preciso apresentar CPF ou cartão do SUS, documento com foto, comprovante de endereço e carteira de vacinação, além de estar cadastrado no município.

Já os trabalhadores da indústria de Içara poderão continuar se vacinando, também, na sexta-feira (30) no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), anexo a Vigilância Epidemiológica do município, localizada no Centro, rua João Menegaro, número 759.

A imunização vai ser realizada das 13h às 16h. O grupo vai receber a vacina por livre demanda, ou seja, enquanto houver doses disponíveis. A Secretaria Municipal de Saúde de Içara segue a Nota Técnica nº 034 GEDIM/DIVE/SUV/SES, do Governo do Estado, publicada em 21 de julho de 2021, que diz que 30% doses das doses recebidas devem ser aplicadas em trabalhadores da indústria, com idades entre 18 e 39 anos.

Para a vacinação, os trabalhadores industriais devem apresentar documento com foto, CPF ou Cartão SUS, comprovante de residência, e para comprovar sua atuação, carteira de trabalho ou crachá funcional ou contracheque, além de declaração da empresa com indicação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e de sua descrição, cuja cópia deverá ser retida pela equipe de vacinação para fins de auditoria.

Nova Veneza amplia vacinação para pessoas com 36 anos

Em Nova Veneza, com a chegada de 198 doses nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Saúde de Nova Veneza irá ampliar a vacinação contra Covid-19 para pessoas com 36 anos ou mais nesta quinta-feira (29).

Para evitar aglomerações, os agendamentos continuam sendo realizados pelas Agentes Comunitárias de Saúde, que vão orientar o público a se dirigir à sala de vacina com o dia e hora marcada. Caso o Ministério da Saúde envie nova remessa de doses, a vacinação pode ser ampliada para mais faixas etárias nas próximas semana

A Secretaria de Saúde vai dar continuidade, também, na vacinação dos trabalhadores da indústria. A imunização ocorrerá nesta sexta-feira (30). Para este público, as vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Bortoluzzi, Caravaggio e São Bento Baixo. A imunização dos trabalhadores será por ordem de chegada. As unidades abrem às 8 horas e serão distribuídos 20 números para cada sala de vacinação.

A Secretaria reforçou o pedido para que, assim que os números se esgotarem, os trabalhadores não permaneçam na fila para não gerar aglomeração. Para receber a vacina, o trabalhador precisa residir em Nova Veneza, apresentar uma declaração da empresa constando o número do CNAE principal assinada e carimbada, carteira de trabalho ou folha de pagamento, comprovante de residência, CPF e documento com foto.

Mais de 11 mil doses aplicadas em Morro da Fumaça

Em Morro da Fumaça, até o momento, foram aplicadas 11.644 doses da vacina contra a Covid-19, das quais, 8.204 são da primeira dose e 3.440 da segunda dose. Os números constam no último vacinômetro divulgado pelo Governo Municipal.

Porém um dado tem chamado a atenção da Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça, 337 pessoas não retornaram para receber a segunda dose do imunizante.

“Os números de casos vêm caindo e isso se deve, em grande parte, à vacinação. Então, é fundamental que as pessoas não deixem de tomar a segunda dose”, comenta a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe.

Ao tomar a primeira dose, os fumacenses recebem um cartão específico da vacinação contra o coronavírus, nele é apontado tipo de vacina e a data que a pessoa deve retornar para receber a segunda. “O meu pedido é que quando chegar a sua vez, vacine-se. Quem ainda não tomou a segunda dose, confira o seu cartão e não deixe passar o período para completar a sua imunização”, salienta Marijane.

Atualmente, quem recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford até o dia 14 de maio, pode procurar uma das salas de vacina para tomar a segunda. A vacina é aplicada nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), dos bairros Naspolini, Centro, distrito de Estação Cocal, Loteamento Graziela, além da Unidade Básica de Saúde (UBS), da localidade de Mina Fluorita, de segunda a quinta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h às 16h30min e nas sextas-feiras, das 8h30min às 12h.

Araranguá ainda no aguardo de novas doses

Em Araranguá, nesta quinta-feira (29) a vacinação contra a Covid-19 não irá ocorrer por faixa etária. O município ainda não recebeu novas doses do imunizante.

“Estamos aguardando a chegada de mais doses para realizar a vacinação por faixa etária. Assim que chegarem, divulgaremos local, horário e data de atendimento”, informa a nota da Prefeitura de Araranguá.

Desta forma, a vacinação nesta quinta-feira (29) será realizada no Salão da Igreja Matriz, no Centro das 8h às 12h e das 13h30min às 16h. Os públicos vacinados serão:

  • Primeiras e segundas doses para gestantes, puérperas e lactantes, todas com atestado médico*.
  • Segundas doses de Butantan-Coronavac agendadas até 31/07/2021;
  • Segundas doses de Fiocruz-Astrazeneca agendadas até 16/08/2021.*Gestantes, puérperas e lactantes que tomaram a primeira dose de Fiocruz-Astrazeneca e já têm intervalo de 90 dias, podem fazer a segunda dose com Pfizer ou coronavac.

Com informações do site ND Mais