Principal GERAL Chuva desta sexta-feira (5) não resolve problema “cunha salina”
Chuva desta sexta-feira (5) não resolve problema “cunha salina”

Chuva desta sexta-feira (5) não resolve problema “cunha salina”

0
0

Após semanas sem sinal das chuvas, a cidade de Tubarão e outros municípios da região amanheceram com o tempo chuvoso. A precipitação de cerca de 10-20 milímetros atinge praticamente toda a Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão. No entanto, segundo Rafael Marques, superintendente técnico da Agência Reguladora de Saneamento (AGR), a chuva pouca vai alterar a situação o fenômeno denominado “cunha salina”, identificado no final do mês de abril, nas águas da Cidade Azul.

“É uma chuva inicial, não vai alterar a condição do rio, a vazão. Na realidade, ela está servindo para melhorar a umidade do solo, após a saturação em decorrência das secas. Essa água chegará aos corpos hídricos. Então, neste instante a alteração é mínima em relação aos níveis em que o Rio Tubarão está. Não é suficiente para conter a intrusão salina que vem do oceano”, revela Rafael.

Ele lembra que as previsões apontam que na próxima semana haverá mais dias chuvosos. “Assim, quem sabe, isso venha a começar amenizar o problema”, completa. Entretanto, é importante destacar que para o Rio Tubarão voltar a normalidade, com uma vazão considerável, é preciso que as chuvas regularizem. Não é uma chuva de um ou dois dias que vai resolverá o problema, ou uma chuva intensa, de 100 milímetros.

“Precisamos que o regime de chuva volte a normalidade, que a chuva volte a cair, na sua condição normal distribuída nos meses do ano. Lembro ainda que tanto a agência reguladora de saneamento, quanto a Defesa Civil do município, o comitê de gerenciamento da Bacia do Rio Tubarão e concessionária Tubarão Saneamento, estão fazendo medições da condutividade do rio. Ou seja, o parâmetro que demonstra a presença da água salobra está sendo feito diariamente. Caso observamos alguma alteração, pelo menos na água superficial, será informado a população”, finaliza.