Principal Últimas Catarinenses caem em golpe dos ‘nudes’ em mensagens nas redes sociais
Catarinenses caem em golpe dos ‘nudes’ em mensagens nas redes sociais

Catarinenses caem em golpe dos ‘nudes’ em mensagens nas redes sociais

0
0

A Divisão de Investigações Criminais de Itajaí (DIC) esclareceu um golpe que fez pelo menos oito vítimas em Santa Catarina, em que homens eram extorquidos após trocarem mensagens eróticas e ‘nudes’ pelas redes sociais. O esquema era operado por um casal – um detento da penitenciária de Charqueadas, no Rio Grande do Sul, e a mulher dele.

De acordo com a Polícia Civil, a dupla criava perfis falsos de garotas nas redes sociais, adicionavam homens – a maioria, de meia idade – e passavam a trocar mensagens apimentadas com eles por meio de aplicativos de bate-papo e do Whatsapp. Nessas conversas, os criminosos enviavam fotos íntimas da suposta garota e pediam fotos das vítimas.

Com as imagens dos homens em mãos, os golpistas entravam em contato para chantageá-los. Diziam ser pais da garota ou, em alguns casos, apresentavam-se como policiais. Afirmavam que a menina era menor de idade e exigiam dinheiro para não registrar ocorrência ou arquivar a denúncia.

Quando a vítima se negava a enviar dinheiro, a dupla passava a ameaçar expor as conversas à família do homem.

A Polícia Civil de Santa Catarina teve apoio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) do Rio Grande do Sul para chegar aos criminosos. Nesta quinta-feira (1º), foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas casas dos suspeitos e na penitenciária gaúcha onde um deles está preso.

Na prisão foram localizados diversos aparelhos celulares, e porções de crack. O homem que estaria envolvido no crime, e que já está preso, recebeu nova ordem de prisão preventiva. A mulher dele não foi localizada e está foragida. Segundo a polícia, os dois serão indiciados por crime de extorsão.

Em colaboração com site NSCTotal