Principal ESPORTES Catarinense infantil e juvenil inicia em maio com presença de tubaronenses
Catarinense infantil e juvenil inicia em maio com presença de tubaronenses

Catarinense infantil e juvenil inicia em maio com presença de tubaronenses

0
0

A Federação Catarinense de Futebol, através do Departamento de Competições, divulgou a tabela dos Campeonatos Infantil (Sub-15) e Juvenil (Sub-17) da Série A 2018, competições das categorias de base vinculadas à participação das equipes na categoria Profissional. Avaí Futebol Clube, no Catarinense Infantil e Criciúma Esporte Clube, no Juvenil, são os atuais campeões. Atlético Tubarão e Hercílio Luz disputarão os torneios.

As duas competições terão formas de disputa e tabelas idênticas, com onze clubes buscando o título de cada categoria, já que o Guarani de Palhoça possui o Certificado de Clube Formador da Confederação Brasileira de Futebol e disputará em 2018 as duas competições de base do Catarinense Série A, conforme decisão do Conselho Técnico realizado em 6 de novembro de 2017.

As competições iniciarão no dia 5 de maio e terminarão no dia 8 de dezembro, com o recesso de férias no mês de julho. Os jogos serão realizados preferencialmente aos sábados. As categorias Sub-15 e Sub-17 do Campeonato Catarinense da Série A de 2018 terão cinco fases: turno, returno, quartas de finais, semifinais e finais.

O Atlético Tubarão estreia em casa, no dia 5 de maio. No Domingos Gonzalez, o Peixe recebe o Guarani de Palhoça – infantil às 13h30 e juvenil às 15h15. Já o Hercílio Luz também tem seu primeiro compromisso marcado para a Cidade Azul. O Leão enfrenta o Avaí às 13h30 (infantil) e às 15h15 (juvenil). Fora de casa, ambos jogam no fim de semana seguinte. O Tubarão visita o Concórdia e o Hercílio encara a Chapecoense.

 

Forma de disputa

Nas duas primeiras fases, turno e returno, as equipes se enfrentarão em pontos corridos. As oito equipes que obtiverem mais pontos no somatório das duas primeiras fases, turno e returno, estarão classificadas para 3ª fase, quartas de finais.

As fases quartas de finais, semifinais e finais serão disputadas no sistema de confronto eliminatório, jogos de ida e volta. As equipes que somarem mais pontos ao final do jogo de volta estarão classificadas para fase seguinte. Persistindo empate em número de pontos, as equipes com melhor saldo de gols somente no confronto da respectiva fase avançam. Caso haja empate também no saldo de gols, as equipes mandantes se classificarão.

 

Foto: Comunicação CA Tubarão