Principal Blog Nilton Veronesi Casa da Cidade abrigará Fundação de Cultura
Casa da Cidade abrigará Fundação de Cultura

Casa da Cidade abrigará Fundação de Cultura

0
0

A Casa Huberto Rohden, conhecida Casa da Cidade, será o novo endereço da Fundação de Cultura de Tubarão. O presidente da pasta, Carlos Zamparetti, solicitou o espaço térreo da histórica edificação, já que outros espaços são ocupados pela “Economia Criativa” e pela Academia Tubaronense de Letras(ACATUL). “Temos uma estrutura enxuta, com ótimos quadros técnicos. Faremos um grande trabalho”, afirma Zamparetti.

História

A Casa Huberto Rohden, mais conhecida como Casa da Cidade, localiza-se na avenida Marcolino Martins Cabral, no Centro, e foi construído em 1897 para uso residencial da família do coronel João Cabral de Mello. Ele foi intendente de Tubarão (prefeito) entre 1890 e 1910. Ao longo dos anos, o prédio abrigou a prefeitura e diversos outros órgãos públicos. Sua arquitetura em estilo neoclássico lembra os antigos casarios portugueses.

Em 1984, o local foi restaurado e tombado como patrimônio histórico e cultural do município, recebendo o nome de “Casa Huberto Rohden”, em homenagem ao filósofo tubaronense. Huberto nasceu em 31 de dezembro de 1893, no então distrito de São Ludgero, pertencente a Tubarão. Escreveu 100 obras, condensadas em 65 livros. Foi precursor do espiritualista universalista. Faleceu em São Paulo, em 7 de outubro de 1981.

FONTE: PMT