Principal Últimas Capivari de Baixo conclui macrodrenagem no Centro da cidade nesta semana
Capivari de Baixo conclui macrodrenagem no Centro da cidade nesta semana

Capivari de Baixo conclui macrodrenagem no Centro da cidade nesta semana

0
0

A Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da Secretaria de Obras, Viação, Trânsito e Meio Ambiente conclui, nesta semana, a macrodrenagem pluvial na região central, um projeto que iniciou no fim de fevereiro e foi retomado no último dia 10, com a chegada de 240 tubos com diâmetro de um metro.

O material é instalado na região do Loteamento Santo Antônio, no Centro, conhecido por Loteamento Cambota. É uma operação de ampliação da rede nas ruas Maria da Silva Alves, das Hortênsias e José Francisco Alexandre, além de vias no entorno.

Na próxima segunda-feira (31), a equipe da Secretaria deve iniciar o mesmo tipo de serviço no bairro Três de Maio, onde já tem uma tubulação armazenada.

“Será mais um grande trabalho que iremos oferecer ao cidadão. É uma reivindicação antiga que felizmente poderemos atender. Estamos atuando com o máximo de transparência possível e com amplo apoio do prefeito Dr. Vicente (Costa), que sempre declinou consideração para que tenhamos uma cidade com boa infraestrutura e, assim, possa, além de oferecer mais qualidade de vida aos capivarienses, também atrair a atenção de novos investidores e, consequentemente, abra um leque de possibilidades, como a criação de novas vagas de empregos”, avalia de forma mais minuciosa o secretário da pasta, Adam Dutra Machado.

São aproximadamente R$ 100 mil de investimento somente na última carga de tubos (que chegou neste mês). Esta ampliação de rede ocorre em duas etapas, onde a primeira contou com cerca 700 metros de drenagem. Não há ônus à municipalidade na execução, já que a própria equipe da Secretaria realiza o serviço, sem a necessidade de licitar uma empresa especializada.

Bocas-de-lobo

Paralelo ao trabalho de macrodrenagem pluvial na região central e no bairro Três de Maio, uma operação de limpeza e desobstrução de quase 400 bocas-de-lobo e da rede espalhada pela cidade é executada há pouco mais de um mês de forma mais intensificada.

Também é realizado, em conjunto com a Defesa Civil e Diretoria de Planejamento Urbano, uma avaliação técnica de canais e córregos de escoamento da água, inclusive com uso de drones, para, depois, iniciar etapas de desobstrução e, assim, dar maior vazão à água da chuva para os rios, como o Tubarão, que canaliza nossos afluentes, como o Capivari.

Tapa-Buracos

No fim da semana passada, outra ação considerada macro pela gestão e pelo secretário da pasta, Adam Dutra Machado, a Operação Tapa-Buracos, abrangeu as ruas Nossa senhora Aparecida, no bairro Ilhotinha, Antônio Luiz Bittencourt, na Área Industrial do bairro Alvorada, Osvaldo pinto da Veiga e João Goulart, ambas no Centro.

Vários trechos da cidade já foram beneficiados. Segundo Adam, a operação prossegue nos próximos meses e tem tido um respaldo muito positivo de munícipes e motoristas.

Com informações do HCNoticias