Principal Últimas Boto carrega corpo de filhote morto como ato de despedida em Laguna
Boto carrega corpo de filhote morto como ato de despedida em Laguna

Boto carrega corpo de filhote morto como ato de despedida em Laguna

0
0

Um boto foi visto ‘escoltando’ o corpo de um filhote morto em Laguna, nesta quarta-feira (29). O comportamento raro, segundo especialistas da Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (Pmp-bs/Udesc), é chamado de epimelético.

Pescadores viram a situação a acionaram as equipes que fizeram o recolhimento da carcaça do animal junto com Polícia Militar Ambiental (PMA).

“É um comportamento de despedida, onde a mãe ou algum outro membro do grupo carregam o corpo do indivíduo morto por um ou mais dias. A última vez que algo parecido ocorreu em Laguna foi em dezembro de 2018. O primeiro registro foi no ano de 1994 em circunstâncias muito semelhantes”, informou o projeto.

Segundo médicos veterinários, o filhote era um macho que estava com pelo menos um dia em decomposição. O boto que carregava o filhote, segundo as análises, seria a mãe do animal. Esse comportamento, de acordo com os especialistas, ocorre com várias espécies de golfinhos.

A equipe da Udesc, junto com a Polícia Militar Ambiental (PMA), recolheu o animal e o encaminhou para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha. Exames de necropsia devem identificar a causa da morte do animal.

Com informações do site HC Notícias