Principal ENTRETENIMENTO Bisneta de Anita Garibaldi chegou neste sábado à Laguna
Bisneta de Anita Garibaldi chegou neste sábado à Laguna

Bisneta de Anita Garibaldi chegou neste sábado à Laguna

0
0

A professora Annita Garibaldi, que leva o nome de sua bisavó, chegou hoje em Laguna e passa todo o fim de semana envolvida com eventos referentes ao projeto que comemora o bicentenário de nascimento de Anita.

Filha de Santa Garibaldi e neta de Ricciotti Garibaldi, último filho do casal de revolucionários Giuseppe e Anita, a professora tem lutado para preservar a história da família e participa de diversos eventos ao redor do mundo, que sejam relacionados com a memória garibaldina.

Annita já veio ao Brasil em diversas oportunidades, mas esta viagem tem um sentimento diferente: ela vai conhecer os pontos de Laguna que têm relação direta com a história de seus bisavos.

Neste domingo (16), a bisneta deverá conhecer o Museu Casa de Anita, inaugurar uma placa na praça Vidal Ramos (no Centro Histórico) e ainda visitar o Campo Verde e as ruínas do forte Atalaia, na Ponta da Barra, local onde ocorreram batalhas entre republicamos e imperialistas.

Serra gaúcha e catarinense
A programação de uma semana iniciada no último sábado, 8, iniciou com viagem às cidades de Antônio Prado e Vacaria, na Serra gaúcha. A festa no primeiro município visitado foi enorme, pois a bisneta inaugurou uma estátua em homenagem ao bisavô Giuseppe, na entrega da revitalização da praça Garibaldi, no Centro Histórico municipal.

Nos últimos dois dias, Annita esteve na Serra catarinense. Em Anita Garibaldi, com enorme participação da cidade, a visitante ilustre plantou a Rosa de Anita e recebeu homenagens da cidade, que foi a primeira a receber o híbrido. “Essa rosa simboliza muito bem a feminilidade da mulher, mas também a garra feminina”, avalia a bisneta da heroína ao comentar sobre o híbrido-símbolo das comemorações.

Lages e Curitibanos ganharam a rosa na quinta-feira, 14, também com grande festa e interesse popular. “É a primeira homenagem que Anita Garibaldi recebe em Lages, sua possível terra natal, em 200 longos anos. Chegou a hora de a nossa cidade pagar essa dívida histórica, e teremos a oportunidade de fazer isso justamente na presença da bisneta da nossa heroína. É um momento que ficará eternizado”, afirma o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Lages, Claudio Silveira.

Fonte: Agora Laguna