Audiência Pública Virtual vai discutir Lei Aldir Blank em Tubarão
A Lei Aldir Blank foi regulamentada em agosto e busca apoiar profissionais do setor cultural que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social impostas pelo novo coronavírus
O andamento dos trabalhos da Comissão da Lei nº 14.017, conhecida como Lei Aldir Blank, será tema de Audiência Pública Virtual promovida pela Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (1°), a partir das 18 horas. A sessão poderá ser acompanhada ao vivo pelo Facebook e YouTube da Câmara de Vereadores de Tubarão.
Desde junho, integrantes da Comissão Especial de Emergência Cultural, formada por representantes da prefeitura e da Câmara de Vereadores, reúnem-se para discutir as propostas de concessão do benefício para a classe cultural.
Também em junho, a prefeitura iniciou o cadastro dos profissionais da área artística e proprietários de espaços culturais e, até o fim de setembro, 184 cadastros foram realizados no site da prefeitura.
A gerente de Cultura, Rosemary Schotten salienta que o cadastro serviu para que o poder público pudesse ter uma visão geral do setor cultural do município. “Realizamos estudos dos dados informados pelos inscritos e a partir desta análise elaboramos as minutas dos editais que vão ser apresentados na audiência pública”, explica.
Na última semana, o município recebeu R$ 719.191,63 oriundos da Lei Aldir Blank e tem agora o prazo máximo de 60 dias para destinar ou publicar a programação de liberação do recurso a entidades e profissionais do setor cultural.
A aplicação do recurso será feita com base nos planos de ação que os profissionais da área apresentarem. “Poderemos contemplar os espaços culturais que tiveram suas atividades interrompidas e também propostas artísticas, formativas e documentais da cadeia produtiva da cultura”, informa Rosemary.
A Lei Aldir Blank foi regulamentada pelo presidente Jair Bolsonaro em agosto e busca apoiar profissionais do setor cultural que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social impostas pelo novo coronavírus.
Em colaboração com o HCNoticias