Principal EDUCAÇÃO Atividades inclusivas serão debatidas em encontro na Amurel
Atividades inclusivas serão debatidas em encontro na Amurel

Atividades inclusivas serão debatidas em encontro na Amurel

0
0

O Seminário Cultura e Acessibilidade: requisitos para processos de inclusão apresentará as instituições que integram a Rede de Leitura Inclusiva em âmbito regional e nacional, nesta quinta-feira (22), das 14h às 17h, no Auditório da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), em Tubarão, com entrada gratuita.

No encontro serão debatidos os requisitos de acessibilidade no contexto dos produtos e ações culturais inclusivas para o público com deficiência visual, além do lançamento regional do CD Boi Encantado – uma história cantada, com audiodescrição. Este seminário é destinado aos gestores de cultura ligados ao poder público, produtores culturais, artistas, professores, bibliotecários, profissionais das mais diferentes áreas que desenvolvam atividades inclusivas em entidades públicas ou da sociedade civil e interessados no assunto.

A Unisul estará presente no Seminário por ter adquirido uma experiência, desde o ano de 2002, com os estudantes que possuem deficiência visual, passo dado em que a universidade oferta uma jornada acadêmica acessível. A coordenadora institucional do Programa de Promoção de Acessibilidade (PPA) da Unisul, Salete Cecília de Souza, destaca que a Unisul se capacitou para atender os estudantes com necessidades de atendimento especial por meio de pesquisa, experiência junto às instituições, estudos com a presença do estudante cego, ou com baixa visão.

Passos de um movimento que permitiram ao PPA a aquisição de uma expertise para atender os alunos da melhor forma e contribuir para um diálogo junto aos pares em eventos externos. “Para além das pessoas com deficiência na visão, atendemos no Colégio Dehon e na universidade as pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida, deficiência auditiva e surdos, e as pessoas que possuem transtornos globais de desenvolvimento”, reforça Salete.

O evento é realizado pelos Encantados Contadores de Histórias, Colegiado de Gestores de Cultura e Turismo da Amurel e Rede Leitura Inclusiva, com participação do PPA da Unisul, Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, Associação Tubaronense de Integração do Deficiente Visual e Fundação Dorina Nowill.

Confira a programação:

  • 14h – Credenciamento e entrega dos CDs para as instituições presentes
  • 14h30min – Lançamento do CD Boi Encantado – uma história cantada – cortejo de entrada com audiodescrição e exibição do making of
  • 15h – Composição da mesa de convidados e abertura para as falas. Mediação: Silvana Silva de Souza
  • 15h – Salete Cecília de Souza: Eixos de Acessibilidades e ações voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência visual.
  • 15h15min – Gláucia Maindra: Desafios da acessibilidade cultural: lacunas existentes na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa
  • 15h30min – Gecioni Maria Miranda da Rosa e Neusa Mendes: Reabilitação, inclusão e acessibilidade para deficientes visuais
  • 15h45min – Perla Assunção: Rede Nacional de Leitura Inclusiva: articulação de redes colaborativas como estratégias de disseminação de uma cultura inclusiva
  • 16h às 16h45min – Espaço para perguntas
  • 16h45min às 17h00 – Encerramento

 

Foto: Divulgação