Principal Últimas Ataque hacker que invadiu sistema da Secretaria da Saúde de SC vira caso de polícia
Ataque hacker que invadiu sistema da Secretaria da Saúde de SC vira caso de polícia

Ataque hacker que invadiu sistema da Secretaria da Saúde de SC vira caso de polícia

0
0

Um grupo de hackers invadiu os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta semana. O alvo foi o sistema de regulação da pasta, onde estão concentradas as listas de espera para consultas, exames e outros procedimentos médicos. A Polícia Civil de Santa Catarina abriu um inquérito para investigar o caso. 

Segundo a pasta, o objetivo dos hackers foi acessar informações restritas. A Diretoria de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica conseguiu bloquear a invasão e proteger os dados. Mas, ainda assim, 1% da base foi invadida, segundo o Estado. 

A SES ainda analisa a extensão dos danos, já que o sistema continha dados brutos, com erros e duplicatas, o que pode diminuir o impacto real aos cidadãos. O número de afetados com a invasão não foi divulgado. O ataque não atingiu a base de informações epidemiológicos ou de imunização do Estado. 

Em nota, a SES informou que a situação foi repassada à Agência Nacional de Proteção de Dados. O Diário Catarinense entrou em contato com a agência, mas não teve retorno até a publicação. Além disso, uma sindicância investigativa também foi aberta para apurar o caso, a fim de identificar os métodos utilizados e a origem do ataque. 

A Polícia Civil também foi acionada. Por nota, a pasta informou que não irá divulgar informações sobre as investigações no momento. 

Com informações do NSCTotal