Principal Últimas Em Destaque Após uma semana de testes, município decide alterar sentido do trânsito das pontes no Acesso Norte
Após uma semana de testes, município decide alterar sentido do trânsito das pontes no Acesso Norte

Após uma semana de testes, município decide alterar sentido do trânsito das pontes no Acesso Norte

0
0

Em reunião na tarde desta sexta-feira (1º), o prefeito Joares Ponticelli, o vice-prefeito Caio Tokarski, o secretário de Segurança, Trânsito e Patrimônio Evandro Almeida e o gerente de Trânsito Dionísio de Quadros, tomaram a decisão de alterar o sentido do trânsito na região Norte do município. A necessidade de mudanças foi constatada após o período de cinco dias de testes, conforme foi anunciado em entrevista coletiva na última quarta-feira (29). Os ajustes na sinalização serão iniciados na tarde deste sábado (2), com as mudanças no trânsito de fato ocorrendo até o domingo (3) dependendo das condições climáticas.

Assim, o binário de pontes no Acesso Norte terá o seguinte funcionamento: entrada para Tubarão pela ponte Prefeito Paulo Osny May e saída de Tubarão para a BR-101 ou para Capivari de Baixo pela ponte Orlando Francalacci.

A decisão de implantar esse modelo de funcionamento no trânsito do Acesso Norte foi tomada em consenso pelos gestores com base nas observações e constatações feitas durante a semana na região, com suporte da CCR Via Costeira, concessionária da BR-101, da Guarda Municipal e Polícia Militar.

Mesmo com o ajuste no tempo livre de passagem de veículos no semáforo de cruzamento das avenidas Tancredo Neves e Expedicionário José Pedro Coelho e um possível fechamento na última alça de acesso da BR-101, houve o entendimento que o gargalo no trânsito na saída da cidade não seria amenizado, prevalecendo então a inversão no sentido do trânsito nas pontes.

“Nesses cinco dias avaliamos diuturnamente o comportamento do trânsito, realizando contagens e medições de quantidade de veículos, analisando tempo de espera em cruzamentos ou semáforos e verificando os locais mais impactados com a abertura da nova ponte. Tudo isso foi considerado no momento de decidir por essa mudança”, disse o gerente de Trânsito Dionísio de Quadros.

Veja como será o novo sistema de trânsito no Acesso Norte

Saída de Tubarão para a BR-101 ou para Capivari de Baixo:

Sentido único com quatro pistas pela ponte Orlando Francalacci até as proximidades com o elevado da rodovia federal. Nessa  última parte a saída será nas duas pistas do centro e direita, já que as pistas da esquerda serão destinadas ao tráfego para uma das entradas da cidade via rua Antônio Hülse.

Entrada para Tubarão:

Sentido único pela ponte Prefeito Paulo Osny May com as seguintes opções de acesso:

– direto pela Rua Padre Nóbrega;

– entrando pela avenida Tancredo Neves na pista da direita, depois virando à direita na rua Antônio Hülse e depois à esquerda na rua Padre Nóbrega;

– direto pela rua Paulo Jacob May e em seguida entrando na rua Padre Nóbrega.

A Rua Padre Nóbrega terá sentido duplo no curto trecho o cruzamento com a rua Aldo Hülse e a marginal da BR-101. Isso permite que motoristas vindos da avenida Tancredo Neves ou da rua Antônio Hülse possam fazer o retorno para a BR-101.

Entrada para Tubarão para quem segue de Capivari de Baixo:

Fazendo o tradicional contorno passando pela avenida Getúlio Vargas e rua Jorge Silvestre até chegar no semáforo da avenida Expedicionário José Pedro Coelho. Depois, seguindo pela Expedicionário até rua Padre Nóbrega, onde vira à esquerda para a ponte Prefeito Paulo Osny May ou seguindo em frente na Expedicionário.

Para o prefeito Joares Ponticelli, a mudança representa a retomada do plano inicial do trânsito planejado antes mesmo da inauguração da ponte Prefeito Paulo Osny May, mas isso não quer dizer que tenha ocorrido equívoco no planejamento.

“Estamos retomando o Plano A, que não foi possível inicialmente porque havia um impacto na BR-101 e que foi rejeitado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que regulamenta uma série de questões nas rodovias federais. Passamos por alguns dias de experiências que também foram realizadas quando da abertura da avenida Padre Geraldo Spettmann e ano depois na implantação do sentido único da avenida Patrício Lima. São ajustes necessários quando se encerra um ciclo que estava em funcionamento há décadas”, destaca o prefeito Joares Ponticelli.

Veja na galeria de fotos os mapas com as alterações no trânsito no Acesso Norte