Principal GERAL Após denúncia, seis caminhões de lixo são retirados de residência lagunense
Após denúncia, seis caminhões de lixo são retirados de residência lagunense

Após denúncia, seis caminhões de lixo são retirados de residência lagunense

0
0

Por meio de uma denúncia e verificação in loco com assistentes sociais de Laguna, um mutirão resultou na coleta de mais de seis caminhões de lixo e entulhos em uma residência do Morro da Glória. No local, moram o pai e filho, além de outros dois irmãos em duas casas que pertencem ao mesmo terreno. Essas pessoas sofrem de um transtorno mental popularmente conhecido como “acumuladores compulsivos”, ou disposofobia.

O problema precisou ser resolvido como questão de saúde pública devido aos riscos oferecidos para população, como surgimento de foco do mosquito aedes aegypti e outras doenças, como leptospirose, causada pela urina de ratos. Segundo a agente de endemias, Adriana Rodrigues, o local também poderia ser foco de animais peçonhentos, que podem até causar a morte.

A coleta começou na quinta-feira (19) e deve terminar só na próxima semana. “Tem muito lixo e entulho para recolher ainda”, disse o secretário adjunto de obras, José Delfino. Por estar localizada na encosta do Morro, a ação é acompanhada pela Defesa Civil.

Os moradores assinaram um termo de consentimento feito pelas assistentes sociais para autorização e realização da ação. Agentes de Endemias, do Nasf da secretaria de Saúde e de Obras, Guarda Municipal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e secretaria de Administração também participaram do trabalho.

Foto: Divulgação