Após denúncia, seis caminhões de lixo são retirados de residência lagunense
Por meio de uma denúncia e verificação in loco com assistentes sociais de Laguna, um mutirão resultou na coleta de mais de seis caminhões de lixo e entulhos em uma residência do Morro da Glória. No local, moram o pai e filho, além de outros dois irmãos em duas casas que pertencem ao mesmo terreno. Essas pessoas sofrem de um transtorno mental popularmente conhecido como “acumuladores compulsivos”, ou disposofobia.
O problema precisou ser resolvido como questão de saúde pública devido aos riscos oferecidos para população, como surgimento de foco do mosquito aedes aegypti e outras doenças, como leptospirose, causada pela urina de ratos. Segundo a agente de endemias, Adriana Rodrigues, o local também poderia ser foco de animais peçonhentos, que podem até causar a morte.
A coleta começou na quinta-feira (19) e deve terminar só na próxima semana. “Tem muito lixo e entulho para recolher ainda”, disse o secretário adjunto de obras, José Delfino. Por estar localizada na encosta do Morro, a ação é acompanhada pela Defesa Civil.
Os moradores assinaram um termo de consentimento feito pelas assistentes sociais para autorização e realização da ação. Agentes de Endemias, do Nasf da secretaria de Saúde e de Obras, Guarda Municipal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e secretaria de Administração também participaram do trabalho.
Foto: Divulgação