Principal Últimas Amurel permanece no status moderado no Mapa de Risco
Amurel permanece no status moderado no Mapa de Risco

Amurel permanece no status moderado no Mapa de Risco

0
0

Estado avança e apresenta melhora com 13 das 17 regiões em “azul” no mapa de risco para a Covid-19

Enquanto a vacinação avança em Santa Catarina, com ela avança também a melhora do quadro da pandemia da Covid-19 no Estado. O novo mapa de risco divulgado na manhã deste sábado (20), traz um cenário animador.

Das 17 regiões catarinenses, 13 estão em “azul”, ou seja, no nível considerado moderado para a pandemia, o que representa 76% do Estado e mostra uma melhora significativa no quadro em relação ao último mapa de risco divulgado.

Da última semana até este sábado, três regiões deixaram o nível alto e passaram para o nível moderado. Na última avaliação, eram 10 no nível moderado e sete no alto. Agora, a situação é diferente, são apenas quatro na classificação amarela e 13 na azul.

As regiões Nordeste, Carbonífera, Extremo Sul catarinense e Xanxerê estão no risco alto, enquanto Alto Uruguai catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Meio-Oeste, Médio Vale do Itajaí, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense e Vale do Itapocu são considerados de nível moderado.

Como é feita a avaliação da Covid-19 em SC

O mapa de risco da Covid-19 em Santa Catarina avalia quatro dimensões a respeito da doença. Com base na análise de cada região, as medidas de enfrentamento à pandemia podem ser modificadas para se tornarem mais ou menos restritas.

Entre os aspectos analisados estão a capacidade de atenção – relacionada à taxa de ocupação de leitos de UTI por pacientes com a doença – a transmissibilidade, a gravidade – na qual são analisadas a ocorrência de óbitos por Covid-19 e a tendência de internações por Síndrome Respiratória Aguda-Grave – e o monitoramento.

Com informações do ND+