Principal GERAL Aço que serviu de sustentação para obras da ponte Hercílio Luz servirá para construção de 835 pequenas pontes
Aço que serviu de sustentação para obras da ponte Hercílio Luz servirá para construção de 835 pequenas pontes

Aço que serviu de sustentação para obras da ponte Hercílio Luz servirá para construção de 835 pequenas pontes

0
0

O material metálico usado no trabalho de restauração da ponte Hercílio Luz será reutilizado para construção de novas pontes em Santa Catarina.

Todo o aço que serviu de sustentação para a restauração da Hercílio Luz servirá de base para a construção de até 835 pequenas pontes no interior do Estado.

Elas terão até 12 metros de comprimento e substituirão pontes precárias, em sua maioria feitas de madeira, como explica o chefe da Defesa Civil, coronel João Batista Cordeiro Júnior: “Essas estruturas seriam vendidas como ferro velho/sucata e o estado deu uma destinação nobre e ainda investindo em prevenção. Estamos trocando pontes de madeiras, por pontes metálicas, que tem uma durabilidade maior e uma necessidade de manutenção muito menor. Os prefeitos quando vem conversar com a gente, sempre nos repassam, que todo ano tem que ter investimento para manutenção das pontes de madeiras.”

Cerca de 50 prefeituras já procuraram o Governo do Estado com interesse nas pontes metálicas. Para receber os kits, os municípios precisam cumprir alguns requisitos, como destaca João Batista Cordeiro Júnior: “Estamos agora recepcionando as demandas/necessidades dos municípios. Avaliando a precariedade das pontes nesses locais e a condição técnica de se fazer então o uso destas pontes. A obrigação do município é de fazer o encontro, ou seja, as cabeceiras das pontes, fazer a logística de transporte, de buscar esse kit, levar até o local e fazer a montagem.”

De acordo com Batista, outra vantagem da reutilização das estruturas de metal é a economia, tanto na construção como na manutenção das novas pontes.

A expectativa da Defesa Civil é que os primeiros kits comecem a ser entregues dentro de 80 dias.