Principal SAÚDE A importância de beber água
A importância de beber água

A importância de beber água

0
0

A água é componente essencial de todos os tecidos corporais. Ela torna os solutos disponíveis para as reações do metabolismo e é componente estrutural das células. Participa ativamente dos processos de digestão, absorção e excreção, é meio de transporte para nutrientes e diversas outras substâncias e também participa da manutenção da temperatura corporal.

E apesar disso tudo, o corpo humano não tem capacidade de armazenar água, ao contrário da energia, que o corpo armazena em forma de tecido adiposo. Por isso toda água perdida no dia deve ser reposta, a fim de evitar desidratação e manter todos os processos que dependem dela funcionando.

A recomendação geral é de 30 a 35 mL/kg de peso. Ou seja: um adulto de 60kg deve ingerir de 1,8 a 2,1 litros por dia, no mínimo. Alguns períodos da vida exigem quantidades diferentes de água: gestantes e lactantes devem beber muito mais água (no mínimo 3,8 litros) e crianças com mais de seis meses precisam de 50 a 60 mL/kg de peso por dia. Vale lembrar que nenhum líquido ou alimento deve ser oferecido para crianças com menos de 6 meses, salvo leite materno ou fórmula infantil.

Se você tem dificuldade em beber água, pode fazer água saborizada. Outra dica é manter sempre uma garrafa d’água por perto, assim sempre há água disponível perto de você.

Laura Volpato
Graduanda do Curso de Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)