Principal GERAL Videomonitoramento inicia nesta quarta-feira com 30 dias em caráter educativo e experimental
Videomonitoramento inicia nesta quarta-feira com 30 dias em caráter educativo e experimental

Videomonitoramento inicia nesta quarta-feira com 30 dias em caráter educativo e experimental

0
0

Inicia nesta terça-feira, dia 1º, o videomonitoramento da Polícia Militar, por meio de 11 câmeras instaladas, em pontos estratégicos da cidade. Esse sistema irá operar em caráter educativo e experimental por 30 dias, após esse período as infrações de trânsito flagradas pelas câmeras serão passíveis de multa.

O objetivo é conter irregularidades e infrações no trânsito e também prevenir situações como furtos e roubos. O sistema entra em funcionamento após algumas semanas da colocação da sinalização nas ruas, treinamento de policiais e ações de divulgação.

“O foco é o trânsito e, sua organização e disciplina ajudarão na redução de acidentes. E em um segundo momento a prevenção a crimes nas imediações de onde estão instaladas as câmeras”, destaca o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Sílvio Lisboa.

A sinalização que alerta a população sobre o videomonitoramento foi disponibilizada pela Gerência de Trânsito da secretaria municipal de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento. Nos primeiros 30 dias experimentais os policiais que irão operar o videomonitoramento não farão a notificação da infração, mas podem acionar a viatura mais próxima para ir ao local da ocorrência e aplicar a multa presencial.

“Correr para chegar dois ou três minutos mais cedo é um risco inútil que pode causar acidentes e tumultuar o trânsito. O uso do telefone celular ao volante também será observado com atenção. Pesquisas indicam que essa situação é mais perigosa que um motorista embriagado”, alerta Lisboa.

Para o prefeito Joares Ponticelli o sistema de videomonitoramento oferece um duplo benefício aos tubaronenses.

“Temos um trânsito muito complicado por conta de uma das maiores frotas per capita do Estado, uma ferrovia, um rio e uma rodovia federal. Os motoristas ficarão mais cautelosos e isso favorece a disciplina e a organização que resulta em uma melhor mobilidade. E também há a questão da segurança da população, pois as câmeras também ajudam a inibir ações de mau intencionados”, destaca o prefeito.

 

Os pontos que serão observados por videomonitoramento:

Rua Vidal Ramos (Colégio São José);

Avenida Tancredo Neves;

Cruzamento da avenida Padre Geraldo Spettmann com a rua Expedicionário José Pedro Coelho;

Pontes Nereu Ramos e Heriberto Hülse;

Cruzamento da avenida Marcolino Martins Cabral com a rua Coronel Collaço (Banco do Brasil);

Avenida Marcolino Martins Cabral (Pista de Skate);

Cruzamento da avenida Marcolino Martins Cabral com a rua Cândido Freire Leão;

Cruzamento da rua Altamiro Guimarães com a rua Laguna;

Cruzamento da rua Prudente de Moraes com a avenida Pedro Zapeline;

Cruzamento da avenida Marcolino Martins Cabral com a rua Eugênio dos Reis Perito (Rótula do Quartel);

Cruzamento da avenida Patrício Lima com a rua Expedicionário José Pedro Coelho.