Principal GERAL DETER concede reajuste na tarifa do transporte intermunicipal de passageiros
DETER concede reajuste na tarifa do transporte intermunicipal de passageiros

DETER concede reajuste na tarifa do transporte intermunicipal de passageiros

0
0

O valor das tarifas do transporte intermunicipal de passageiros no estado de Santa Catarina sofrerá um reajuste médio de 4,99%, a partir da meia noite deste domingo, dia 8. A atualização dos valores foi autorizada pelo Conselho de Administração do Departamento de Transportes e Terminais (DETER), na na última quinta-feira (5).

As empresas de ônibus pleiteavam a atualização dos valores monetários das tarifas entre 11 e 19%, conforme a característica da operação. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros alegou “a defasagem tarifária e a acentuada queda de passageiros, sobrecarregando sobremaneira o equilíbrio econômico financeiro do contrato”.

No mesmo período a ANTT concedeu o reajuste tarifário interestadual de passageiros no percentual de 10,13%. Considerando a redução temporária de R$ 0,46 no preço final do diesel, ainda foi apurado um aumento de 10,61% no preço do combustível.

Para manter o equilíbrio econômico financeiro do contrato celebrado com as empresas concessionárias, e não causar prejuízos ao usuário e em respeito a modicidade tarifária, o Conselho da autarquia decidiu conceder um reajuste médio de 4,99%.

“O Poder Público tem o dever jurídico de proceder os reajustes anuais, sob pena de provocar um desequilíbrio na equação econômica financeira, gerando um prejuízo para o prestador de serviço”, explicou o diretor de transportes do DETER, Amarildo Matos, acrescentando que a decisão do conselho de administração foi por autorizar índices 50% inferiores à ANTT, em respeito ao usuário.