Principal SAÚDE HNSC realiza procedimento pioneiro de Medicina Fetal no sul do país
HNSC realiza procedimento pioneiro de Medicina Fetal no sul do país

HNSC realiza procedimento pioneiro de Medicina Fetal no sul do país

0
0

Neste último sábado, a equipe multiprofissional do setor de Medicina Fetal do HNSC foi pioneira ao aplicar um método inovador na região Sul do país. A Fetoscopia é um procedimento endoscópico guiado por ultrassonografia que permite realizar a observação ou cirurgias diretamente no feto de forma minimamente invasiva, ou seja, apenas por meio de pequenas incisões no útero da gestante. 

O procedimento foi realizado pelo especialista em Medicina Fetal, Dr. Maurício Saito , precursor do ensino fetal no Brasil, junto ao responsável pelo serviço de Medicinal Fetal do HNSC, Dr. Thiago Ricardo Kerber Corrêa, e a obstetra da gestante, Dra. Lisandra Radaelli. A cirurgia aconteceu no centro cirúrgico do HNSC, que possui convênio com a Conceptus – Unimef, clínica de São Paulo especializada em ultrassonografia nas áreas de Medicina Fetal, interna e vascular.

Dr. Maurício Saito explica que esse tipo de procedimento é indicado em situações de risco para o desenvolvimento de órgãos vitais do feto após o nascimento, principalmente anomalias do coração, pulmões e rins. “A cirurgia foi realizada devido a uma malformação conhecida como sequestro. Por ser muito volumosa, resulta em insuficiência cardíaca e hipoplasia pulmonar, comprometendo o coração e os pulmões”, comenta o especialista.

Nessa cirurgia foi utilizado o laser de diodo, que possibilita cauterizar vasos e tecidos. “O objetivo desse procedimento foi reduzir o volume da anomalia e impedir o seu fluxo sanguíneo ”, conclui Dr. Maurício.

Gerido pela Associação Congregação de Santa Catarina, o Hospital Nossa Senhora da Conceição adota práticas humanizadas e investe em tecnologia de ponta e uma equipe multiprofissional para garantir assistência médico-hospitalar de qualidade e com segurança.