Principal SAÚDE Hemosc registra queda em doações de sangue
Hemosc registra queda em doações de sangue

Hemosc registra queda em doações de sangue

0
0

As doações de sangue para o Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) registraram queda nos últimos dias. Os estoques estão mantidos, apesar das dificuldades encontradas por doadores no deslocamento até as nove unidades de captação do Estado.

Em Tubarão, a doação pode ser feita na rua Santos Dumontt, no centro do município, de segunda a sexta-feira das 07h30 às 12h30. O doador precisa ter entre 18 e 67 anos de idade, pesar mais de 55 quilos e estar bem alimentado. Além disso, é necessário responder a um questionário e passar por uma triagem clínica.

“A necessidade diminuiu (devido ao adiamento de cirurgias eletivas), mas pacientes que já estão em tratamento continuam necessitando de sangue. Precisamos, principalmente, de plaquetas e sangue do subtipo O para mantermos elevados o nosso estoque”, conforme a diretora geral do Hemosc, Denise Linhares Gerent

A necessidade diária do Hemosc para atender todo o estado de Santa Catarina gira em torno de 500 bolsas de sangue ao dia. Na última quinta-feira (24) foram captadas apenas 290 e na sexta (25) outras 400. Nesta segunda-feira (28), oitavo dia da paralisação e com os serviços de transporte reduzidos, foram coletadas pouco mais de 200 bolsas.

Foto: Divulgação