Principal GERAL Gabinete de Gestão de Crise de Tubarão avalia cenário do município durante a paralisação
Gabinete de Gestão de Crise de Tubarão avalia cenário do município durante a paralisação

Gabinete de Gestão de Crise de Tubarão avalia cenário do município durante a paralisação

0
0

Uma nova reunião do gabinete de Gestão de Crise de Tubarão foi realizada na manhã desta segunda-feira (28) para avaliar o atual cenário relativo à paralisação nacional dos caminhoneiros e, em consequência, a falta de combustível.

O coordenador-gestor de Proteção e Defesa Civil, coronel Djalma Alves, lidera o processo e explicou que Santa Catarina prioriza, junto com o Rio Grande do Sul e o Paraná, o diálogo com os caminhoneiros, que realizam paralisações há sete dias em todo Brasil. “O objetivo é focar garantir os serviços básicos, necessários ao bem-estar da população”, conta.

O prefeito, Joares Ponticelli, bastante preocupado, pede prioridade nos serviços essenciais. “Sabemos o quanto é complicado suspender as aulas na rede municipal de ensino. A criança fica em casa, os pais não podem trabalhar e uma situação leva a outra. Mas precisamos priorizar neste momento a saúde, a segurança e o transporte público. A falta de combustível traz consequências para nossa cidade, mas de qualquer maneira nosso esforço é manter as condições mínimas de atendimento em todos os setores”, ressaltou.

Djalma solicitou um levantamento da demanda necessária de combustível para o abastecimento de veículos utilizados na prestação de serviços essenciais. “Os grevistas estão liberando veículos, escoltados pela Polícia Militar, que transportem material hospitalar e medicamentos, cargas vivas e ração para animais e combustíveis para os órgãos oficiais (polícia, bombeiros, ambulâncias)”, explicou o coronel.

Participaram da reunião os gestores municipais e representantes do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), da Associação Empresarial de Tubarão (Acit) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tubarão. Nesta terça-feira (29) os membros do gabinete voltam a se encontrar para uma nova avaliação.

Transporte coletivo

A empresa Transgeraldo informa que há combustível pelo menos até o fim da semana. No total, 13 veículos estão em operação nas linhas: Passagem – via Campestre, Passagem – via Fórum, Praia Redonda, Humaitá/Morrotes, São Martinho, Sombrio, Caruru, Guarda, Rio do Pouso e Madre. Outra medida tomada foi a unificação linhas de bairros próximos para economizar óleo diesel.

A empresa TCL também opera para garantir transporte público aos moradores até a próxima sexta-feira (1º). As linhas foram reduzidas, entretanto, os horários de comércio e de estudantes – 5h às 8h30, 11h às 14h, 16h às 19h30 e das 22h30 às 23h45, que partem do terminal central para Capivari, permanecem em funcionamento. O circular que atua em Tubarão segue as linhas das 6h às 08h30, 11h20 às 14h e 15h30 às 19h.

Saúde

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, esclareceu em um comunicado, no sábado (26), que está trabalhando com estoque reduzido. “Levando em consideração o grande volume de urgências das últimas 24 horas e o fato do HNSC ser referência SUS de toda a região, os estoques de insumos e gases medicinais estão sendo consumidos de forma acelerada e a reposição está lenta devido aos bloqueios nas estradas. Como medida preventiva, diante desta situação, a direção do hospital decidiu cancelar as cirurgias eletivas agendadas para segunda e terça-feira (27), além dos procedimentos seletivos do setor de hemodinâmica”, informou

O Hospital Socimed também suspendeu temporariamente as cirurgias e procedimentos eletivos que estavam agendados. Os exames, além da emergência e UTI permanecem. .

Rede Municipal de Ensino

As aulas na rede municipal de ensino continuam suspensas por tempo indeterminado.

Coleta de lixo

A empresa Racli mantém a coleta de lixo normalmente.

Eventos são cancelados

Três eventos previstos para esta semana, em comemoração aos 148 anos de Tubarão, foram cancelados, até a decisão de uma nova data. A 2° Festa da Fortaia, que aconteceria entre os próximos dias 1º e 3, na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, o Coral Criança Feliz, marcado para esta sexta-feira (1º), no Teatro da Arena, e a 1° Feira de Terneiro e Gado, previsto para esta quinta-feira (31).

Ponto facultativo

Por conta de toda essa situação, a prefeitura de Tubarão terá ponto facultativo nesta sexta-feira (1º), após o feriado de Corpus Christi. Tubarão é uma das poucas cidades de Santa Catarina a não ter mais ponto facultativo municipal paralelo aos feriados. “A situação é totalmente diferente e justificável. Manteremos os serviços essenciais como Policlínica Central e Farmácia Básica”, destaca o prefeito.

Foto: Christina Búrigo