Principal SAÚDE Com uma semana para o fim da campanha, apenas 65% das crianças foram vacinadas em Tubarão
Com uma semana para o fim da campanha, apenas 65% das crianças foram vacinadas em Tubarão

Com uma semana para o fim da campanha, apenas 65% das crianças foram vacinadas em Tubarão

0
0

Falta cerca de uma semana para o fim da campanha nacional de vacinação contra a gripe. Em Tubarão, 88% dos grupos prioritários receberam foram imunizados. A população tem até o dia 1º de junho para tomar a dose em um dos postos de vacinação. A meta é atingir pelo menos 90%. Todos as unidades de saúde do município possuem as doses, além da Policlínica e unidade de vacinação central, na rua Rui Barbosa.

Há uma semana, a coordenadora do departamento de Imunização da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Juliana Nunes Cardoso, informou que havia uma busca ativa ocorre para que a vacina seja aplicada, principalmente em crianças de seis meses a menores de cinco anos e em gestantes, que são os dois grupos com menor percentual de procura pela vacina.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação, Daisson Trevisol, a busca ativa continua nos postos, mas com greve dos caminhoneiros se tornou mais complicado. “É possível que a gente tenha que ampliar depois além do dia 1º essa campanha”, adianta.

No último relatório da FMS, apenas 65% das crianças e grávidas haviam sido vacinadas, além de 69% dos trabalhadores da saúde, 84% dos professores e 86% das puérperas. O grupo que não só atingiu, mas ultrapassou a meta, foi o de idosos, com 103%.

As crianças só podem receber as doses nos seguintes postos: Núcleo de Epidemiologia, Oficinas 1, São Luiz, Km 60, Monte Castelo, Santo Antônio de Pádua, Passagem, Clínica do Becker, Campestre, Morrotes, São Cristóvão, Congonhas, Sertão dos Corrêa, Mato Alto, Fábio Silva, São Martinho 1, Humaitá e Vila Esperança.

Número de casos

De acordo com o boletim epidemiológico da influenza da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), até o dia 23 de maio, foram confirmados 91 casos e 7 mortes decorrentes do vírus Influenza. Na região da Amurel, são 14 registros, sendo nove em Tubarão, dois em Braço do Norte e Laguna e um em São Ludgero.

Como evitar a gripe?

  • Lave e higienize as mãos com frequência, principalmente antes de consumir qualquer alimento;
  • Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou com o antebraço;
  • Evite tocar as mucosas dos olhos, do nariz e da boca;
  • Higienize as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Evite o contato próximo com pessoas que apresentem os sintomas da gripe.