Principal ENTRETENIMENTO Tubarão realiza a 2ª Festa da Fortaia entre 1º e 3 de junho
Tubarão realiza a 2ª Festa da Fortaia entre 1º e 3 de junho

Tubarão realiza a 2ª Festa da Fortaia entre 1º e 3 de junho

0
0

O município de Tubarão realiza na próxima semana a segunda edição da Festa da Fortaia. Para divulgar o evento, que tem como tema um típico prato da gastronomia italiana, o prefeito, Joares Ponticelli, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na tarde desta quarta-feira (23), acompanhado da corte da festa.

A fortaia é uma espécie de omelete feita pelos camponeses italianos. A base de seu preparo são ovos e queijo colonial, geralmente acompanhado de salame e polenta. Conforme Ponticelli, no ano passado, ao assumir a prefeitura, a gerência de Cultura do município sugeriu a criação de uma festa que tivesse como base o prático típico dos imigrantes italianos, que colonizaram o sul de Santa Catarina.

“O objetivo da nossa festa é resgatar e preservar essa história, que começou justamente por Tubarão, quando os primeiros imigrantes, depois de virem de navio da Itália e desembarcarem em Laguna, subiram pelo rio Tubarão em direção a todo o sul do estado”, explicou o prefeito.

Além da fortaia, outros pratos típicos italianos também serão comercializados no evento. A programação cultural prevê a realização de bailes e a apresentação de grupos folclóricos da região. A 2ª Festa da Fortaia será nos dias 1, 2 e 3 de junho, na Arena Multiuso Prefeito Estener Soratto da Silva. A entrada é gratuita.

Foto: Marcelo Espinoza