Principal GERAL Obras da Estação de Tratamento de Esgoto iniciam no bairro Congonhas
Obras da Estação de Tratamento de Esgoto iniciam no bairro Congonhas

Obras da Estação de Tratamento de Esgoto iniciam no bairro Congonhas

0
0

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, visitou nesta quarta-feira (23) o canteiro de obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Congonhas, empreendimento da Tubarão Saneamento. Os trabalhos ainda estão na fase de terraplanagem e preparação do terreno.

A ETE faz parte do projeto de sistema de esgoto, cujo planejamento é disponibilizar esse serviço para 94,68% da população até o ano de 2041. A primeira etapa das obras contempla a estação de tratamento, estações elevatórias de esgoto e aproximadamente 30 mil metros de rede, que serão implantadas até o fim do contrato de concessão.

Nessa primeira etapa, os bairros contemplados serão Centro, Vila Moema e Recife. As obras terão 2.400 metros de coletor tronco, 30 mil metros de rede coletora, uma elevatória de esgoto, 4,6 mil metros de linha de recalque, a estação de tratamento e 4.300 metros de emissário final (que devolverá a água tratada no rio Tubarão). Cerca de cinco mil famílias serão beneficiadas nessa fase.

Segundo a equipe técnica da Tubarão Saneamento, o cronograma de trabalho segue dentro do esperado, mas o movimento de paralisação dos caminhoneiros pode causar impactos, já que equipamentos e materiais de outras cidades chegam ao canteiro de obras somente em caminhões.

Hoje, os operários executam no local a implantação do chamado geodreno, um sistema de drenagem vertical que pode alcançar uma profundidade de mais de 20 metros para absorver a água do solo e com isso acelerar o processo de adensamento da terraplanagem. São cerca de 42 mil pontos de geodreno implantados um próximo do outro em todo a área onde será construída a estação de tratamento.

Foto: Marcelo Becker