Principal SEGURANÇA Cães são resgatados de sítio após denúncia de maus-tratos
Cães são resgatados de sítio após denúncia de maus-tratos

Cães são resgatados de sítio após denúncia de maus-tratos

0
0

Sete cachorros foram resgatados nesta terça-feira (22), por volta das 19h30, em situações precárias. A Policia Militar (PM) recebeu denuncias da vigilância sanitária de Braço do Norte, sobre um sítio, localizado no bairro Uruguaia, onde havia vários cães abandonados.

Ao chegar ao local, os policiais encontraram seis cachorros trancados em um galinheiro, desprovidos de água e comida, aparentemente com sintomas de desnutrição e sem condições mínimas de higiene. Também havia um cão da raça Pitbull amarrado em uma árvore, com lesões na orelha e desnutrido.

A guarnição entrou em contato com a secretaria municipal de Agricultura, porém foi informada que a prefeitura não possui local adequado para manter os animais. No entanto, foi acertado que eles ficariam aos cuidados de um homem, de 37 anos, que é cuida de vários cães. A PM registrou um boletim de ocorrência.

Conforme a Lei Federal 9.605/98 dos Crimes Ambientais (artigo 32º), a detenção para quem praticar maus-tratos contra animais é de três meses a um ano e multa. A nova legislação, sancionada nesta terça-feira (22), prevê multa de até 40 salários mínimos. A pena pode ser aumentada caso resultar na morte do bicho. Quem souber de casos onde animais estejam em risco pode denunciar por meio do 190.

Foto ilustrativa: Daniela Goulart/PMT

O que pode ser considerado maus-tratos?

– Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar;
– Manter preso permanentemente em correntes;
– Manter em locais pequenos e anti-higiênico;
– Não abrigar do sol, da chuva e do frio;
– Deixar sem ventilação ou luz solar;
– Não dar água e comida diariamente;
– Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
– Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força;
– Capturar animais silvestres;
– Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;
– Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi etc.