Principal GERAL Prefeitos da Amurel participam de evento com pré-candidatos à Presidência
Prefeitos da Amurel participam de evento com pré-candidatos à Presidência

Prefeitos da Amurel participam de evento com pré-candidatos à Presidência

0
0

Dos 18 municípios associados da Amurel, pelo menos 11 estão representados na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que iniciou ontem (21). O evento deste ano reserva dois momentos para receber os presidenciáveis e debater as prioridades dos governos locais e as necessidades de mudanças estruturais da federação brasileira. Os painéis ocorrem hoje (22) e amanhã (23), a partir das 14h. Vereadores da região também estão presentes.

“O que importa é que a Amurel mais uma vez marca presença em grande número e isso contribui para pressionar o Congresso e o Governo Federal para que ouçam e entendam as reivindicações municipalistas que temos”, avalia o diretor executivo da Amurel, Celso Heidemann. As demais 20 associações de municípios catarinense também estão representadas, bem como a Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

O presidente da Fecam e prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, chefia a comitiva catarinense que está na Marcha de Prefeitos em Brasília, e aprovará hoje a proposta de criação do Fundo de Assistência e Defesa Jurídica dos Prefeitos de Santa Catarina (Funadep/SC). Os mais de 160 prefeitos catarinenses que estão na capital federal sinalizaram a favor da iniciativa, que prestará serviço jurídico e de orientações aos gestores municipais. O lançamento do Fundo está previsto para o Congresso de Prefeitos da Fecam, de 11 a 14 de junho, no Centrosul, em Florianópolis.

Na programação do evento, promovido anualmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), estão previstos quatro candidatos por dia. Nesta terça-feira (22), os municipalistas receberam, em painéis individuais, Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), e Manuela D’Ávila (PCdoB). Já quarta-feira (23), confirmaram presença Jair Bolsonaro (PSL), Afif Domingos (PSD), Geraldo Alckmin (PSDB) e Henrique Meirelles (MDB). Ainda na quarta, está programada a leitura de uma carta de Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT.

Após exposição, os presidenciáveis responderão a questionamentos sobre os principais problemas enfrentados atualmente nos municípios, de Norte a Sul do País, inclusive em relação à partilha de competências e dos recursos entre os Entes federados. Além de conhecer as propostas de governo, a expectativa do movimento municipalista é obter do futuro presidente da República o compromisso com a causa.

 Foto: Álvaro Dalmagro