Principal GERAL Governo cobra soluções para problemas do esgoto no Centro Histórico
Governo cobra soluções para problemas do esgoto no Centro Histórico

Governo cobra soluções para problemas do esgoto no Centro Histórico

0
0

O procurador Geral de Laguna, Antônio dos Reis, e a secretária de Planejamento, Silvânia Cappua, se reuniram nesta terça-feira (22) com a diretoria da Casan para esclarecer os problemas causados pelo esgoto que transbordou no Centro Histórico após as fortes chuvas da última semana.

O governo municipal questionou a Companhia referente às obras de esgotamento sanitário finalizadas no ano passado. Com isso, todo esgoto seria direcionado à estação de tratamento de esgoto na Vila Vitória.

De acordo com Casan, a obra da bacia do Centro Histórico já estava sendo realizada quando foi interrompida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), após encontrarem uma galeria de água subterrânea.

Na época, o órgão federal não voltou a autorizar a continuidade da obra e a Confer, empresa responsável, seguiu o trabalho em outros bairros da cidade. Até a inauguração final da estação de tratamento de esgoto não foi fornecida autorização do Iphan.

A única área do Centro Histórico com a obra de esgotamento realizada foi a rua Raulino Horn, devido a obra de revitalização e cabeamento subterrâneo, e a rua Voluntário Carpes. Mas, segundo a Companhia, elas não foram interligadas na nova rede, pois é necessário finalizar toda a bacia do local.

O procurador jurídico solicitou um laudo técnico da Casan sobre a situação e a prefeitura irá solicitar a finalização desta obra. Para retomá-la deverá ser feito um novo levantamento e nova licitação.

Foto: Elvis Palma