Principal ESPORTES Sinal amarelo alerta surfistas para o Desafio de Ondas Grandes
Sinal amarelo alerta surfistas para o Desafio de Ondas Grandes

Sinal amarelo alerta surfistas para o Desafio de Ondas Grandes

0
0

A expectativa é grande por ondas acima de 12 pés, equivalente a três metros, na praia do Cardoso, no Farol de Santa Marta, em Laguna, durante o fim de semana, com a chegada de uma frente fria.

A organização do Desafio de Ondas Grandes, de acordo com as previsões dos gráfico de internet, deu sinal amarelo, o que significa uma possibilidade para realizar o evento sul. Porém, conforme as ondulações, pode migrar tanto para o verde como o vermelho (no caso, esperar outro swell).

Até sábado (19) será divulgado o dia específico para a realização da disputa, ou uma nova data. A janela de espera dos surfistas e organizadores do Desafio começa dia 17 de maio e encerra 31 de outubro.

O Governo do Estado repassou R$ 200 mil por meio de convênio com a Associação de Surf Tow-in In Farol de Santa Marta e de Jaguaruna. A premiação é de R$ 50 mil em dinheiro aos competidores.

Como funciona a janela de espera

Como qualquer campeonato de ondas grandes ao redor do mundo, determina-se um período de tempo, normalmente entre quatro e nove meses. A organização, de acordo com as previsões dos gráfico de internet, escolherá um dia específico para a realização da disputa. Sendo assim, ao aparecer no radar uma condição semelhante, liga-se o alerta amarelo, colocando os atletas e envolvidos em estado de atenção.

Caso a ondulação se confirme, com 72 horas de antecedência é emitido o sinal verde. A partir daí não tem mais volta, competidores de todo o mundo são acionados e começam a se deslocar para Laguna. No ano passado, o campeonato não ocorreu devido à ausência de grandes ondulações.

 

 

Foto: James Thisted