Principal GERAL Fim de semana será de frio intenso no Estado
Fim de semana será de frio intenso no Estado

Fim de semana será de frio intenso no Estado

0
0

Nos próximos dias será preciso tirar os casacos e cobertores do armário, pois uma frente fria passa por Santa Catarina e uma massa polar entra no Estado a partir desta quarta-feira (16). A previsão é que o céu continue nublado até sábado (19), com chuva e possível trovoada com intervalos de melhoria, segundo o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho.

No litoral sul, a temperatura mínima será de 11°C com máxima de 23°C. O vento terá rajadas acima dos 40 quilômetros, o que será ruim para barcos pequenos e médios no mar aberto. As ondas chegarão a 1,5 metro na praia do Mar Grosso, em Laguna. Ainda conforme Coutinho, pode ter maré mais alta que o normal com algum alagamento isolado na orla.

Na Serra catarinense, haverá frio intenso, inclusive com temperaturas negativas e chance de geada. A previsão é devido a formação de um ciclone no oceano, que joga umidade para o continente. Há outros fatores envolvidos, como baixa espessura da camada, vapor d’água na altura correta e ausência de inversão térmica, o que favorece ainda mais a possibilidade de neve nos pontos altos da Serra, de acordo com o GeoClima. No último domingo (13), a primeira temperatura negativa do ano foi registrada em Urupema. O cenário Serrano amanheceu branco com -1,6ºC.

Foto: Marleno Muniz