Principal GERAL Prazo para regularizar cadastro eleitoral é encerrado
Prazo para regularizar cadastro eleitoral é encerrado

Prazo para regularizar cadastro eleitoral é encerrado

0
0

Os eleitores que deixaram para a última hora a regularização do título enfrentaram filas de espera nos cartórios eleitorais. O prazo para tirar o título e regularizar o cadastro eleitoral termina hoje (9) em todo o país. Esta quarta-feira também é a data final para transferir o domicílio, incluir nome social no título e pedir atendimento especial para deficientes nos dias da eleição.

O horário de atendimento, que normalmente é das 12h às 18h, foi estendido e funcionou das 9h às 17h, de segunda (7) à quarta-feira (9). Nesse período os agendamentos também foram interrompidos. Os interessados precisaram se apresentar diretamente ao cartório e aguardar em fila.

Quem perdeu o prazo só poderá fazer as alterações após as eleições. Aqueles que não conseguirem transferir o domicílio eleitoral têm a opção de justificar o voto, mas os que ficarem com o título irregular não poderão votar, nem vão receber a certidão de quitação eleitoral, necessária para alguns procedimentos, como tirar passaporte e assumir vaga no serviço público. O voto é obrigatório para os brasileiros a partir dos 18 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e analfabetos.

Para verificar se o título de eleitor está regular, basta preencher o nome completo e a data de nascimento diretamente na página do Tribunal Superior Eleitoral. Quem deixou de votar em mais de três eleições e não justificou a ausência nos pleito precisa regularizar a situação.

Foto: Alesc