Principal GERAL Equipe realiza visita para elaboração de projeto de museu em Laguna
Equipe realiza visita para elaboração de projeto de museu em Laguna

Equipe realiza visita para elaboração de projeto de museu em Laguna

0
0

A museóloga da Fundação Lagunense de Cultura, Mirella Honorato, junto com a equipe da secretaria de Planejamento, esteve em Florianópolis, nesta terça-feira (8), para conhecer um projeto em desenvolvimento de museu na cidade, parceria público privada entre a prefeitura e o Sesc, na antiga Casa de Câmara e Cadeia, na praça XV de Novembro. Na capital, o local retratará a história da cidade desde o período pré-colonial.

Em Laguna, o projeto começou a ser desenvolvido, a pedido do prefeito Mauro Candemil, para a implantação de museu no Paço Municipal (antigo prédio do gabinete). Durante a visita, a equipe pôde observar como foi desenvolvido o projeto museológico e museográfico até o restauro da edificação.

“Este local contaria a história do desenvolvimento urbano até contemporaneidade de Laguna, porque o museu Anita Garibaldi retrata a história desde a colonização da cidade até o auge do Porto. A história posterior não está retratado em nenhum dos museus”, explica Mirella.

História do Paço Municipal 

O prédio foi construído em 1917 para abrigar o Fórum, que funcionava no segundo andar e a delegacia e cadeia da cidade, no primeiro andar. O local também já abrigou a prefeitura. Quem assinou a construção do prédio foi o lagunense João Guimarães Pinho, presidente da Câmara de Deputados na época. Em meados dos anos 70, no governo de Colombo Machado Salles, o Fórum e a delegacia receberam uma nova sede, passados alguns anos, nos anos 80 a Câmara de Vereadores passou a funcionar no local.

Foto: Divulgação