Principal GERAL Projeto oferece castrações e microchipagem para animais de estimação gratuitamente
Projeto oferece castrações e microchipagem para animais de estimação gratuitamente

Projeto oferece castrações e microchipagem para animais de estimação gratuitamente

0
0

Mais uma etapa do projeto de castração e microchipagem de cães e gatos iniciou nesta segunda-feira (16), realizado por meio de um termo de cooperação técnica entre a prefeitura de Braço do Norte, da Secretaria de Agricultura, e a Unibave.

Conforme o secretário de Agricultura, Adir Engel, o projeto iniciou no ano passado, com a castração e microchipagem de 64 animais de estimação. “Este ano, como iniciamos a cooperação mais cedo, nossa meta é enviar ao Hospital Veterinário Universitário (HVU) cerca de 300 animais. Hoje foram enviados dez animais”, confirmou Adir.

De acordo com o prefeito, Beto Kuerten Marcelino, a ação é uma reivindicação antiga de protetores de animais do município. “No ano passado tivemos reuniões no gabinete sobre o assunto e nos comprometemos a encontrar uma maneira, dentro da legalidade, para auxiliar nesta questão, assim, foi realizado o termo”, comentou.

Os cadastros podem ser efetuados na Secretaria de Agricultura, no período da tarde. Basta levar um comprovante de residência e o Cartão Cidadão, já que a prioridade é para animais de rua e donos com baixa renda. Os animais serão recolhidos pela Unibave nas tardes de segunda-feira e devolvidos, devidamente castrados e microchipados, nas tardes de quarta-feira. É responsabilidade dos donos dos animais os cuidados pós-operatórios.

Dentre as vantagens da castração estão redução da reprodução indiscriminada e consequente superpopulação de cães e gatos e abate sistemático, prevenção de quase todos os tumores relacionados ao sistema reprodutor, tanto em machos quanto em fêmeas. Nos machos agressivos dominantes, esta tendência pode atenuar ou desaparecer. Além disso, as fêmeas deixam de ter o cio.

Foto: Suham Dellatorre