Principal GERAL Horto Medicinal é implantado para comunidade de São Judas Tadeu
Horto Medicinal é implantado para comunidade de São Judas Tadeu

Horto Medicinal é implantado para comunidade de São Judas Tadeu

0
0

Uma palestra sobre o uso e cultivo de plantas medicinais, seguida de uma degustação de chá e a prática do plantio, foram os passos iniciais do curso Horto Medicinal, ministrado para a comunidade São Judas Tadeu, em Tubarão. A iniciativa é uma das ações do projeto institucional de extensão da Unisul “Educação Ambiental Comunitária (PEEAC)”.

“Mais do que a implantação do Horto Medicinal, a ação conscientiza para o uso destas plantas, tanto para a questão medicinal quanto para a alimentação”, reforça a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Maricelma Simiano Jung. O Horto Medicinal também será feito de forma suspensa – com garrafas plásticas – na Escola São Judas Tadeu. “O mesmo trabalho que é feito com os adultos, é feito na escola com as crianças”, reforça a professora Maricelma.

A docente Simony Davet é doutora em fármacos naturais e orientadora dos estagiários do curso de Farmácia, que participam da ação. Segundo ela, os critérios para a escolha das plantas que foram cultivadas levou em consideração as que são mais usadas na comunidade e a capacidade de adaptação ao clima local. Dentre elas a babosa, boldo, gengibre, mastruço, sálvia, capim cidreira, menta, entre outras.

“Estas plantas trazem inúmeros benefícios, mas há a necessidade de orientação de uso para que sejam utilizadas com segurança”, reforça a professora Simony. O Horto Medicinal é aberto para os acadêmicos e comunidade do entorno da Universidade. Para participar, basta entrar em contato com a coordenação do curso de Ciências Biológicas no telefone (48) 3621-3104 ou comparecendo aos encontros.

Confira o cronograma:

1º encontro – 10/04
2º encontro – 08/05
3º encontro – 29/05
4º encontro – 19/06

Local: Igreja São Judas Tadeu
Bairro Dehon
Horário: 14h15

Foto: Divulgação