Principal GERAL HST cria biblioteca para pacientes e acompanhantes
HST cria biblioteca para pacientes e acompanhantes

HST cria biblioteca para pacientes e acompanhantes

0
0

Cuidar da saúde nem sempre é algo fácil. Muitas vezes, requer dedicação ao tratamento e para isso, muitos pacientes permanecem, enquanto se recuperam, sob os cuidados de profissionais qualificados. Mas como tornar o ambiente hospitalar mais humano e mais relaxante? Pensando nisso, o Hospital Santa Teresinha, paralelamente ao atendimento de saúde, oferece ações que priorizam o bem-estar humano, como o projeto “Biblioteca HST”.

O projeto oferece aos pacientes internados e aos seus acompanhantes a oportunidade de cuidar também da mente, com uma lista de livros que podem ser solicitados para leitura durante o tratamento na unidade. “Nosso objetivo é estimular a melhora do paciente em todos os sentidos. A leitura tem o poder de exercitar o cérebro, aprimorando a memória, estimulando a imaginação, ajudando a desenvolver o raciocínio e a concentração, contribuindo com a saúde física e mental”, explica o diretor Vitor Abitante.

Para a paciente, Maria Laura Marcelino Fidelis, 22 anos, o projeto contribui e muito com a melhora da estadia e oferece uma distração para aqueles que estão internados. “Fazer um tratamento de saúde é sempre difícil, você não está no conforto de casa, divide espaço com outras pessoas as vezes e tem toda a rotina de um ambiente hospitalar. Poder ler um livro é uma distração maravilhosa, tira um pouco o nosso pensamento da dor e do problema”, completa.

A “Biblioteca HST” possui cerca de 165 exemplares de livros com diversidade de conteúdo. O acervo foi montado com doação de funcionários e da comunidade e fica à disposição dos pacientes e acompanhantes que podem solicitar os livros por meio de uma lista de títulos disponíveis nos leitos. “Os livros podem ser solicitados à equipe de enfermagem que aciona os serviços de hotelaria, fica registrado em uma tabela as referências do livro e do paciente e ficam disponíveis até o final da internação ou no termino da leitura”, explica a enfermeira da hotelaria, Luciani Favarin. O hospital está aberto a doações de livros, que podem ser entregues na recepção da unidade.

Foto: Georgia Accordi Cardozo