Principal SAÚDE Vacinação contra influenza é adiada para dia 23
Vacinação contra influenza é adiada para dia 23

Vacinação contra influenza é adiada para dia 23

0
0

A vacinação da influenza foi adiada para o dia 23 de abril e seguirá até 1º de junho. Em Tubarão, o sábado, dia D, será no dia 12 de maio. O Ministério da Saúde emitiu uma nota para explicar a mudança, que ocorreu devido ao atraso na distribuição das doses. Inicialmente a campanha iria iniciar no dia 16.

De acordo com a gerente de saúde, Chaiana Esmeraldino Mendes Marcon, o atraso não irá gerar nenhum dano a população. “Existe um período para soroconversão, mas a gente ainda está dentro dele, onde não está frio ainda, que é quando a gente tem a maior prevalência das doenças respiratórias”, explica. O período é quando ocorre o aparecimento de anticorpos específicos no soro do paciente em resposta a vacinação.

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a imunização será realizada apenas nos grupos prioritários, que são crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias, idosos (mais de 60 anos) e pessoas com doença crônica. Neste último caso é necessário comprovação por meio de exame ou encaminhamento médico. Desde o ano passado, professores também entraram na lista de pessoas prioritárias.

“Percebemos que no ano passado teve menos casos das infecções causadas pelo h1n1, porém sempre temos que manter as questões de higiene, etiqueta da tosse e pedimos que as pessoas com prioridade procurem as unidades de saúde mais próxima para realizar seu imunobiológico”, enfatiza Chaiana. Quem não se encaixar em nenhum dos requisitos, pode procurar a vacina em clínicas particulares.

Foto: Marcelo Becker