Principal GERAL Cerca de 40 empresas participarão da 2ª edição do Banco de Estágios e Empregos
Cerca de 40 empresas participarão da 2ª edição do Banco de Estágios e Empregos

Cerca de 40 empresas participarão da 2ª edição do Banco de Estágios e Empregos

0
0

O Banco de Estágios e Empregos (BEM) realizado pela Unisul, juntamente com a empresa Costa Sul Urbanismo, teve seu pré-lançamento na manhã desta segunda-feira (9), no Art Hotel, em Tubarão. O evento teve como objetivo anunciar a programação oficial do evento e, também, os parceiros desta 2ª edição.

Cerca de 40 empresas já confirmaram a parceria e a participação no BEM, que ocorrerá na próxima terça-feira (17), das 13h30 às 21h30, no Espaço Integrado de Artes. O Banco visa facilitar a inclusão da comunidade no mercado de trabalho e estimular a empregabilidade e a economia da região. Os interessados em uma oportunidade de estágio ou emprego deverão levar seus currículos para apresentarem às empresas. Aqueles que não possuem currículos formais poderão receber orientações de como produzi-los durante o evento.

O reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, destaca que a Universidade se empenha em cada vez mais unir teoria e prática, sendo o estágio uma das formas mais qualificadas de promover esta relação na formação dos estudantes. “A sala de aula hoje é o mundo. Quando nós falamos de estágio e emprego estamos falando  que as empresas, hoje em dia, também podem ser locais de aprendizado”, destaca o reitor.

Por intermédio do movimento da primeira edição do BEM, realizada em dezembro de 2017, milhares de pessoas circularam pelos estandes do evento e cerca de três mil currículos foram entregues. O que possibilitou contatos, entrevistas, cadastramentos e o preenchimento de inúmeras vagas de estágios e empregos oferecidas pelas empresas e entidades apoiadoras. Ramon Garcia, gerente da Arlete Logística e Transportes, enfatiza que há dificuldade para se encontrar o profissional específico para cada empresa e por isso a empresa investe neste movimento.

“Às vezes a pessoa que a empresa precisa ainda não chegou até nós, e a empresa quer a facilidade de poder selecionar esse profissional, tanto o específico, para determinada função, quanto aquele que pode ser moldado conforme a necessidade da empresa se este tiver um pouco da essência que a área de transportes precisa”, reforça Ramon. A Arlete Logística e Transportes recebeu cerca de 130 currículos na primeira edição do BEM.

Para o diretor do Campus Tubarão da Unisul, professor Rafael Ávila Faraco, esta oportunidade de mobilização regional consolida o papel de universidade comunitária. “De um lado se tem uma quantidade grande de estudantes – mais de oito mil só no Campus Tubarão e unidades -, na outra ponta está a comunidade empresarial necessitando destes talentos. O que a universidades está fazendo, junto com a Costa Sul, e demais parceiros, é simplesmente juntar estas duas pontas”, reforça o professor Rafael.

Foto: Unisul