Principal EDUCAÇÃO Dia da Família na Escola acontece neste sábado na rede municipal e estadual
Dia da Família na Escola acontece neste sábado na rede municipal e estadual

Dia da Família na Escola acontece neste sábado na rede municipal e estadual

0
0

No Brasil, 46% dos pais e responsáveis por crianças em idade escolar dizem não dedicar tempo suficiente com a educação dos filhos. É isso o que mostra uma pesquisa da ONG global de educação Varkey Foundation, feita em parceria com o Instituto Ipsos, com 27 mil pais de estudantes de 4 a 18 anos em 29 países.

Um dos estímulos para que essa realidade mude gradativamente vem por meio da lei proposta pelo Movimento Santa Catarina pela Educação, que estabelece o Dia da Família na Escola. Este ano, ele ocorre neste sábado (7) e vai propor uma reflexão sobre a importância do apoio da família na construção do projeto de vida pelos estudantes.

Todas as escolas municipais e estaduais, além da rede escolar da Fiesc (Sesi e Senai), Fecomércio (Sesc e Senai), Faesc (Senar) e Fetrancesc (Sest e Senat), estão mobilizadas para promover ações educativas e recreativas alusivas ao tema. Entre as atividades que serão promovidas estão palestras com especialistas sobre projeto de vida e escolha profissional, ações de estímulo à leitura e oficinas de brincadeiras tradicionais.

Na Escola de Ensino Fundamental Martinho Ghizzo, no bairro Passagem, em Tubarão, o evento será das 8h às 11h. De acordo com a diretora, Gisele Vitório Rosa, as atividades serão divididas para as crianças, com pintura facial e jogos, e para os pais, com maquiagem, sobrancelhas e avaliações de saúde. A Associação de Pais e Professores (APP) realizará um bazar com peças de R$ 1 a R$ 10 para arrecadar fundos para escola.

A importância de fortalecer o vínculo

“O comprometimento familiar é fundamental para o desenvolvimento do aluno. Pais mais próximos dos filhos e da escola influenciam o seu desempenho. Os pais precisam estar preparados para auxiliar os filhos nas suas escolhas profissionais. Por isso, é essencial fortalecer o vínculo entre família e escola”, afirma o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

 

Dia da Família na Escola
A proposta da criação do Dia da Família na Escola, que chega a seu segundo ano, surgiu da Campanha Pais pela Educação, lançada pelo Movimento SC pela Educação em 2014. Um dos estímulos é uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo a qual os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção.

Foto: EEB Leopoldo Jacobsen