Principal GERAL Fiscais notificam 51 terrenos com potencial de proliferação do mosquito aedes aegypti
Fiscais notificam 51 terrenos com potencial de proliferação do mosquito aedes aegypti

Fiscais notificam 51 terrenos com potencial de proliferação do mosquito aedes aegypti

0
0

Uma operação de fiscalização da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) resultou na notificação de 51 terrenos localizados no bairro Vila Esperança, em Tubarão. Os proprietários autuados terão um prazo para tomarem as providências necessárias. Caso não seja tomada nenhuma medida, ele será multado, conforme determinado por lei. Esses imóveis teriam potencial para o desenvolvimento do mosquito aedes aegypti e precisam de limpeza.

A fiscalização foi motivada após uma parceria entre a Funat, a Fundação Municipal de Saúde e Secretaria de Urbanismo, Mobilidade e Planejamento. Devido ao aumento do número de casos de febre chikungunya em Santa Catarina, e o aumento no número de municípios vizinhos infestados com o aedes aegypti, a prefeitura iniciou a mobilização para tentar conscientizar os proprietários dos terrenos a manter os locais limpos.

A iniciativa busca prevenir a proliferação do mosquito que é o responsável por transmitir quatro doenças: dengue, febre chikungunya, zika e febre amarela. Além disso, a limpeza evita o acúmulo de lixo e a proliferação de roedores como o rato, que transmite a leptospirose. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde, Gabriela Martins, “de nada adianta os agentes de endemias fiscalizarem o município, através das armadilhas e pontos estratégicos, se a população não cuida da sua propriedade”.

Foto: PMT