Principal SEGURANÇA Unidade Prisional de Laguna está com superlotação novamente
Unidade Prisional de Laguna está com superlotação novamente

Unidade Prisional de Laguna está com superlotação novamente

0
0

A Unidade de Prisão Avançada (UPA) de Laguna está parcialmente interditada desde segunda-feira (26) pela justiça por superlotação. O Departamento de Administração Prisional (Deap) tem 30 dias para adequar a capacidade para 97 detentos. A ação pública se estende há anos no município.

De acordo com o administrador da Unidade, Aderson Pinho Remor Filho, a partir do dia 30 de abril, o Deap terá somente 72 horas para transferir presos caso o limite for excedido. Atualmente há 14 presos além do permitido, mas na última semana o número chegou a 33. O juiz da vara criminal de Laguna, Renato Müller Bratti, liberou dez detidos para prisão domiciliar, com uso da tornozeleira eletrônica, para amenizar a situação.

Segundo a Promotora de Justiça Sandra Goulart Giesta da Silva, em agosto 2015, foi efetivado um acordo em audiência, no qual o Estado se comprometeu a sanar uma série de pendências, reformar a UPA e adequar o número de presos ao número de vagas. Assim, foram construídas novas celas e reformadas as existentes, e atualmente todas contam com camas e colchões.

Foto: Deap