Principal SAÚDE Novo diretor técnico do HST planeja melhorias
Novo diretor técnico do HST planeja melhorias

Novo diretor técnico do HST planeja melhorias

0
0

O médico, doutor José Nazareno Goulart Júnior, assumiu a direção técnica do Hospital Santa Teresinha (HST), de Braço do Norte. A indicação ao cargo de confiança foi feita pela diretoria, presidida pelo empresário, Camilo Alberton e pelo diretor geral, Vitor Hugo Abitante.

O doutor Nazareno atua na unidade há 12 anos como ginecologista e obstetra. Há dois anos assumiu como diretor clínico, cargo eletivo e voluntário para representar o CRM, sendo a ponte de diálogo entre médicos e instituição. Com o novo desafio, o médico já levanta algumas bandeiras, entre elas, o projeto de ampliação do HST. “O crescimento técnico facilita o trabalho médico e é nisso que estamos focados, na busca por trazer ao nosso hospital serviços que hoje nos fazem falta”, explica o novo diretor técnico.

O projeto prevê, entre outras coisas, a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e com isso a separação do pronto socorro e do atendimento de urgência e emergência, o que facilitaria e aceleraria o atendimento. Outro ponto é a implantação do Banco do Sangue (Agência Transfusional), que hoje só existe o Hemosc em Criciúma.

“Quando precisamos de sangue para reserva em uma cirurgia, por exemplo, um motorista da prefeitura ou um familiar deve ir até lá buscar o sangue com todos os exames necessários para a liberação, e o familiar ainda fará mais exames. Por isso, levamos em média cinco ou seis horas para realizar uma transfusão. O sangue não utilizado ainda deve ser descartado”, explica o médico.

Com a liberação do recurso de aproximadamente R$ 5 milhões em equipamentos, o novo diretor técnico tem uma importante missão, de receber os novos equipamentos e implantá-los. Entre as aquisições estão um mamógrafo digital, tomógrafo computadorizado, sistema de videoendoscopia, ultrassom diagnóstico e aparelho de densitometria óssea.

Assembleia aprova liberação de recursos

No último sábado, a assembleia da Cerbranorte Geração aprovou a liberação do repasse de R$ 100 mil mensais, para o Hospital Santa Teresinha. Agora, a entidade avalia a melhor forma para investimento do recurso. “Nosso objetivo é dar maior atenção a situação da emergência, bem como, estudar a implantação de um segundo plantonista”, explica o diretor, Vitor Abitante.

Paralelamente, a entidade busca o apoio do governo do Estado e dos parlamentares, por meio de reuniões em busca de recursos, além do projeto de reforma e ampliação, para a continuidade da obra do novo hospital.

Foto: Georgia Accordi Cardozo